DESTAQUES

Posso malhar com halteres o bíceps mais de uma vez por dia?

Milena Imaizumi 07/06/2017 SAÚDE E BEM-ESTAR
Posso malhar com halteres o bíceps mais de uma vez por dia?
Fonte: imagem Pixabay
Porém, a pergunta é: para quê? Para quem?

por Milena Liste

"Por exemplo, manhã e noite, sem danificar o músculo."

Resposta:  Dependendo da carga (intensidade) do halteres, da repetição da execução, além da capacidade individual muscular do indivíduo e do seu histórico de atividade de vida diária (AVD), pode ser feito sim.

Porém, a pergunta que não quer calar, é: para quê? Para quem?

Pois o fortalecimento demasiado do bíceps braquial, vai causar um desequilíbrio muscular da cintura escapular (ombros e escápulas) podendo levar a uma protrusão do ombro, isto é, ombros para a frente, fechando o peito, encurvando a coluna torácica, numa postura cifótica.

A razão disso é devido à inserção do músculo bíceps braquial, que são na cavidade glenoidal (porção longa) e no processo coracoide, traduzindo, ombro e escápula. Quando muito fortes, essas inserções irão "puxar" o ombro à frente.

Além disso, as extremidades  dos músculos, em geral, terminam como tendões. A parte distal do músculo bíceps braquial termina na tuberosidade do osso rádio, no antebraço.

Carregadores de malas* têm alta prevalência de tendinite de bíceps braquial na região do cotovelo, mais especificamente na inserção do músculo bíceps braquial.

*AVD destes profissionais leva ao uso diário e contínuo do músculo bíceps braquial.

Se o objetivo for a hipertrofia muscular, isto é, ficar com um volume aumentado do músculo, não é exercitando diariamente dia e noite que irá ocorrer isso.

A ajuda de um profissional de Educação Física que trabalhe com musculação irá ajudá-lo na busca da hipertrofia.

Portanto, reavalie seus objetivos e treinamentos.

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um médico e não se caracteriza como sendo um atendimento.

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. A professora de educação física e fisioterapeuta Milena Imaizumi responderá e-mails relacionados à saúde da mulher na área da atividade física, fisioterapia/obstetrícia, ginástica postural, ergonomia e RPG. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail não serão publicados.

ENVIAR PERGUNTA



TAGS :

    malhar, bíceps, branquial, halteres

Milena Imaizumi

Educadora física, pós-graduada em Fisiologia do Exercício e fisioterapeuta, pós-graduada em Fisioterapia Desportiva. Desde de 1997, atua como personal trainer há 15 anos na área de ginástica postural e RPG. Desde 2007, na área de uroginecologia trabalha com orientação e conscientização da saúde do homem, da mulher e de atletas quanto a musculatura pélvica e afecções. Supervisiona o curso de Fisioterapia em Obstetrícia e Uroginecolocogia da UNIFESP.



ENQUETE

É possível ser você mesmo no ambiente de trabalho?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.