DESTAQUES

Comer frutas em jejum é mais saudável

Redação Vya Estelar 06/06/2017 SAÚDE E BEM-ESTAR
Comer frutas em jejum é mais saudável
Fonte: imagem Pixabay
Misturar diferentes tipos de alimentos na mesma refeição pode prejudicar a digestão

Da Redação

As propriedades das frutas podem ser ainda mais benéficas para saúde quando ingeridas com o estômago ainda vazio. A informação é do médico nutrólogo Theo Webert. Segundo ele, o organismo terá mais facilidade para absorver os nutrientes da fruta se o estômago estiver em jejum.

“Sem dúvida, com o estômago vazio, a desintoxicação do seu corpo será muito maior, já que o organismo estará focado em sugar todos os benefícios do alimento. Como gastará mais energia, favorece a perda de peso e outros benefícios à saúde”, explica.

O especialista lembra que as frutas têm de ser consumidas preferencialmente de forma isolada, sem que se misturem com outros alimentos. “Se você resolve se alimentar antes, seja com o que for, isso pode atrapalhar sua digestão, já que as frutas possuem mais facilidade para serem absorvidas pelo organismo do que outros alimentos, principalmente os preparados e processados”, diz.

A mistura de alimentos pode causar incômodos estomacais e formação de flatos, devido ao tempo de permanência da fruta aparelho digestivo. Pães, biscoitos e comidas preparadas no geral, quando são consumidos juntamente com as frutas, podem causar letargia do processo digestivo. Além disso, a fruta perde bastante dos seus benefícios quando ela entra em contato com os sucos gástricos estimulados por outros alimentos.

O melhor é o consumo de frutas frescas, sem que tenham sido preparadas de alguma forma no calor. “Até mesmo os sucos, como gostamos tanto de consumir, podem ser menos benéficos uma vez que consumimos de uma vez só. O ideal é que deixemos um tempo na boca para o contato inicial com a saliva para só depois engolirmos. Isso ajudará e muito na digestão e no aproveitamento dos nutrientes”, explica o médico.
 
Principais propriedades de algumas frutas:
 
Morango: grande quantidade de antioxidantes;

Kiwi: fonte de potássio, magnésio, vitamina E e Fibra, além de vitamina C;

Maçã: possui antioxidantes e flavonoides, que potencializam a vitamina C;

Goiaba: Rica em vitamina C e fibras;

Laranja: rica em vitamina C;

Melão: é composto por 92% de água. Possui glutationa, que ajuda no sistema urinário. É fonte de licopeno, antioxidante, além de conter vitamina C e potássio;

Papaia: rica em vitamina C e betacaroteno, que entre outras coisas faz bem para a visão.

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um médico e não se caracteriza como sendo um atendimento.




TAGS :

    comer, frutas, em, jejum, saudável, laranja, papaia

Redação Vya Estelar

Ângelo Medina é editor-chefe do portal Vya Estelar. É jornalista e ghost writer. Com 30 anos de experiência, iniciou sua carreira na cobertura das eleições à Prefeitura de São Paulo em 1988 (Jornal da Cultura). Trabalhou no Caderno 2 - O Estado de São Paulo, Revista Quatro Rodas (Abril). Colaborou em diversas publicações e foi assessor de imprensa no setor público e privado. Concebeu o site Vya Estelar em 1999. É formado em Comunicação Social pela UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora.



ENQUETE

Você busca a tranquilidade ao acordar?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.