DESTAQUES

Aveia faz bem ao coração e ajuda a emagrecer

Jocelem Salgado 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR
Farelo de aveia: rico, nutritivo e diminui a saciedade

por Jocelem Salgado

A aveia é um cereal de excelente valor nutricional, rico em proteína, fibras (constituída de 9-11% de fibra alimentar total), responsável pelos efeitos benéficos à saúde humana, ácidos graxos, principalmente insaturado, vitaminas e minerais. É considerada um alimento funcional já que seu consumo reduz risco e previne algumas doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes, a hipertensão, o câncer de intestino entre outras.

Além das fibras insolúveis, a aveia contém uma fibra solúvel chamada betaglucana, que exerce efeitos benéficos ao nosso organismo. A ß-glucana da aveia retarda o esvaziamento gástrico, promovendo maior saciedade e melhor funcionamento intestinal; uma ótima notícia para quem quer emagrece. Além disso, melhora a circulação, controla a glicemia (açúcar no sangue) e inibe a absorção de gordura (colesterol). Diminuem as concentrações séricas de colesterol total, lipídios totais e triglicerídios de forma significativa e aumentam a fração de colesterol-HDL, conhecido como o colesterol benéfico.

Sendo assim, o consumo regular de aveia pode estar relacionado com a diminuição da formação de placas de gorduras, que causam doenças cardiovasculares. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), em 2005, reconheceu o efeito da ß-glucana na redução da absorção de colesterol, mas alerta que seu consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis. A aveia pode ser encontrada em flocos (grossos ou finos), farelo e farinha. O farelo de aveia é o tipo mais nutritivo e rico em ß-glucana. A recomendação de consumo diário é de 3g de ß-glucana de aveia por dia, que equivalem a três colheres de sopa de farelo de aveia (40g) ou quatro da farinha de aveia (60g).




Jocelem Salgado

Profa. Titular de Vida Saudável da ESALQ/USP/Campus Piracicaba. Autora dos livros: "Previna Doenças. Faça do Alimento o seu Medicamento" e "Pharmácia de Alimentos. Recomendações para Prevenir e Controlar Doenças", editora Madras



ENQUETE

Atração física não basta, tem que haver atração mental. Você concorda?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.