DESTAQUES

Afinal, chocolate faz bem à saúde?

Joel Rennó Jr. 03/03/2017 SAÚDE E BEM-ESTAR
Afinal, chocolate faz bem à saúde?
Fonte: imagem Pixabay
Talvez no futuro tenhamos cápsulas à base de flavonoides

por Joel Rennó Jr.

Muito lemos e ouvimos a respeito dos possíveis fatores positivos do consumo de chocolate à saúde.

Tais efeitos são atribuídos aos flavonoides presentes no cacau (e também em frutas vermelhas) que teriam impacto na diminuição da pressão arterial, aumento do fluxo sanguíneo, vasodilatação e propriedades anti-inflamatórias, resultando em proteção cardiovascular e contra outras doenças. Outros efeitos seriam no papel antioxidante, o que poderia contribuir à diminuição da incidência de câncer.

O problema é que a produção de chocolate e o seu respectivo preparo varia muito entre os fabricantes e pode haver excesso de açúcar ou gordura saturada que fazem mal à saúde. E como pesar esses prós e contras então?

Na verdade, precisamos de trabalhos científicos de grande amostragem para comprovar ou não os efeitos benéficos do chocolate à saúde! E a resposta pode vir em breve através de um grande estudo a respeito do tema que vem sendo conduzido na prestigiada Universidade de Harvard nos EUA em idosos saudáveis. O nome do estudo é bem sugestivo da sua amplitude: Cosmos.

Talvez no futuro tenhamos cápsulas à base de flavonoides para proteção à saúde de pessoas acima de 50 anos de idade. Esse mesmo estudo também avalia se os multivitamínicos reduzem o câncer em mulheres uma vez que em homens parece haver uma diminuição de risco em torno de 8%.

Mais informações: news.harvard.edu

 




TAGS :

    chocolate, saúde, flavonoides, cacau

Joel Rennó Jr.

Dr. Joel Rennó Jr. MD, Ph.D. Professor do Departamento de Psiquiatria da FMUSP. Diretor do Programa de Saúde Mental da Mulher - Instituto de Psiquiatria da USP. Médico do Corpo Clínico do Hospital Israelita Albert Einstein- São Paulo. Coordenador da Comissão de Estudos e Pesquisa de Saúde Mental da Mulher da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). www.psiquiatriadamulher.com.br



ENQUETE

É possível ser você mesmo no ambiente de trabalho?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.