DESTAQUES

Aquífero Guarani: maior manancial de água doce subterrânea do mundo

Marilena Lavorato 25/01/2017 SAÚDE E BEM-ESTAR
Aquífero Guarani: maior manancial de água doce subterrânea do mundo
Fonte: imagem Youtube
Aquífero poderá abastecer a população brasileira por 2500 anos

por Marilena Lavorato

Ainda vamos falar muito sobre ele. O Aquífero Guarani é o maior manancial de água doce subterrânea transfronteiriço do mundo, sendo que 2/3 dele, aproximadamente 70%, se encontro em subsolo brasileiro.

Os outros 30% se distribuem entre Uruguai, Paraguai e Argentina. No Brasil, o aquífero está localizado nos estados de: São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, e Goiás.

O aquífero, segundo pesquisadores, é capaz de abastecer a população brasileira durante 2 500 anos. A cidade de Ribeirão Preto é abastecida por água subterrânea extraída dele.

Já em Santa Catarina e Paraná, em extensas áreas do aquífero, a água não é potável, por excesso de sais. Os demais estados requerem mais estudos, embora, neles, as águas tendam a ter boa qualidade.




TAGS :

    aquífero, guarani, água doce, mundo

Marilena Lavorato

É Publicitária (PUCC) com especialização em Marketing (ESPM), Negócios (FGV/SP), Sociologia e Política (EPGSP/SP), Gestão Ambiental (IETEC), e Gestão Empresarial Estratégica (USP). Organizadora do Programa Benchmarking Ambiental Brasileiro, Co-Editora do Livro BenchMais, Presidente do Comitê de Sustentabilidade do Instituto Mais, Professora e conferencista para os temas Benchmarking Ambiental e Marketing Verde em universidades e congressos. Mais informações: www.institutomais.org



ENQUETE

Você acredita na lei de causa e efeito ou lei do carma?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.