DESTAQUES

Meu filho tem vários tiques nervosos. O que faço?

Eduardo Ferreira Santos 13/12/2016 PSICOLOGIA
Meu filho tem vários tiques nervosos. O que faço?
Fonte: imagem Pixabay
Causa de tique nervoso é inconsciente

por Eduardo Ferreira Santos

“Olá doutor. Tenho um filho de 9 anos que apresenta tique nervoso. No momento ele apresenta tiques fônicos de pigarro e de bater os dentes. E de um tempo para cá tem aumentado a frequência. Entendo que não se pode forçá-lo a parar e tentamos estar presente deixando o mais confortável possível. Por enquanto, não está atrapalhando seu convívio social e nem o rendimento escolar. Nos estudos ele é um ótimo aluno. Gostaria de saber qual o momento de procurar ajuda médica e qual seria a especialidade? Obrigado.”

Resposta: O tique nervoso é uma manifestação do Transtorno Obsessivo-Compulsivo e deve ser tratado com medicação e, talvez, ajuda psicológica.

O melhor é procurar um médico psiquiatra, pois somente ele poderá diagnosticar com precisão e indicar o tratamento correto.

Não adianta nada, e talvez até piore, ficar falando para ele não fazer isso. A causa é inconsciente e não proposital!
 

Atenção!
Este texto e esta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um médico e não se caracterizam como sendo um atendimento.

 

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. O psiquiatra e psicólogo Eduardo Ferreira Santos responderá dúvidas e perguntas sobre os relacionamentos de uma maneira geral, sobre autoestima e conflitos emocionais. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



TAGS :

    filho, tique nervoso

Eduardo Ferreira Santos

Psiquiatra e psicoterapeuta. Obteve Titulo de Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP e o de Doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina na USP. Escreveu os seguintes livros sobre relacionamento amoroso: Casamento missão (quase) impossível; Ciúme: O medo da perda; Ciúme: O lado amargo do amor Mais informações: www.ferreira-santos.med.br



ENQUETE

Paulo Coelho diz que os grandes prazeres da vida são grátis. Você concorda?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.