DESTAQUES

Será que estou deprimida?

Eduardo Ferreira Santos 03/11/2016 PSICOLOGIA
Será que estou deprimida?
Fonte: imagem Pixabay
Uma sensação ruim vem atrapalhando meu namoro

por Eduardo Ferreira Santos

"Tenho 21 anos. Há duas semanas, sinto uma sensação ruim que vem me tirando o ânimo, a vontade de trabalhar, estudar, namorar e até a perda de apetite. Não sinto fome. Isso aconteceu de um dia para o outro. Estava bem e de repente acordei com essa sensação ruim. Isso vem tirando minha paz, pois pensamentos negativos vêm invadindo minha mente e estão até confundindo meus sentimentos pelo meu namorado, como se eu não o amasse mais. Mas não aceito isso, pois está tudo bem entre a gente. Antes de começar a sentir isso, sempre o amei e sempre estive feliz com ele. Não quero terminar meu relacionamento, que tanto me faz bem. Mas essa sensação ruim que passei a sentir vem me confundindo. Não sinto mais vontade de vê-lo, nem de trabalhar e nem de estudar. Preciso de ajuda! Será que estou com depressão? Assim tão de repente?"

Resposta: Sim, de fato, esses sinais e sintomas podem indicar um quadro depressivo se instalando.

Porém, em primeiro lugar, é importante verificar qualquer problema físico que possa estar causando isso tudo, um problema de tireoide, por exemplo.

O primeiro passo, portanto, seria consultar um clínico geral ou seu próprio ginecologista e avaliar se sua tireoide está funcionando corretamente.

Apenas depois disso, sugeriria que você procure um psiquiatra para ver se é mesmo depressão e qual a medicação mais indicada para você voltar a se sentir bem.

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. O psiquiatra e psicólogo Eduardo Ferreira Santos responderá dúvidas e perguntas sobre os relacionamentos de uma maneira geral, sobre autoestima e conflitos emocionais. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



TAGS :

    depressão, desânimo, namorado, sem vontade, trabalhar, estudar

Eduardo Ferreira Santos

Psiquiatra e psicoterapeuta. Obteve Titulo de Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP e o de Doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina na USP. Escreveu os seguintes livros sobre relacionamento amoroso: Casamento missão (quase) impossível; Ciúme: O medo da perda; Ciúme: O lado amargo do amor Mais informações: www.ferreira-santos.med.br



ENQUETE

Você se sente infeliz no trabalho?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.