DESTAQUES

O que são cidades inteligentes?

Marilena Lavorato 02/11/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR
O que são cidades inteligentes?
Fonte: Google Imagens
Songdo (Coreia do Sul), referência em planejamento urbano

por Marilena Lavorato

Cidades inteligentes fazem uso da tecnologia para repensar o uso dos espaços urbanos dentro dos preceitos da sustentabilidade.

Segundo o pesquisador e urbanista americano Boyd Cohen, uma das referências deste tema, as smart cities (cidades inteligentes) são as que conseguem se desenvolver economicamente ao mesmo tempo que aumentam a qualidade de vida dos habitantes ao gerar eficiência nas operações urbanas.  

Algumas metodologias indicam os quesitos a seguir como determinantes para o nível de inteligência de uma cidade: governança, administração pública, planejamento urbano, tecnologia, o meio-ambiente, conexões internacionais, coesão social, capital humano e a economia.  Dentro desse contexto destaques para algumas cidades que conseguiram melhorar seu desempenho em um ou mais destes quesitos:

Songdo (Coreia do Sul) se tornou referência em planejamento urbano levando em consideração várias opções de mobilidade e a disseminação de espaços verdes. Sensores subterrâneos detectam as condições de tráfego e reprogramam os semáforos sempre que necessário.

Copenhague (Dinamarca) possui um amplo sistema de aluguel de bicicletas equipadas com GPS e sensores que detectam a qualidade do ar e permite que os usuários recebam informações em tempo real sobre congestionamentos. Com isso conseguiu reduzir o uso de combustíveis fósseis e suas emissões.  

Santa Ana (Estados Unidos) trata a água utilizada nas casas da cidade para se tornar potável novamente. Até a água dos sanitários passa por um processo de limpeza que a torna reutilizável.  




TAGS :

    cidades inteligentes, sustentabilidade, planejamento urbano

Marilena Lavorato

É Publicitária (PUCC) com especialização em Marketing (ESPM), Negócios (FGV/SP), Sociologia e Política (EPGSP/SP), Gestão Ambiental (IETEC), e Gestão Empresarial Estratégica (USP). Organizadora do Programa Benchmarking Ambiental Brasileiro, Co-Editora do Livro BenchMais, Presidente do Comitê de Sustentabilidade do Instituto Mais, Professora e conferencista para os temas Benchmarking Ambiental e Marketing Verde em universidades e congressos. Mais informações: www.institutomais.org



ENQUETE

As redes sociais te deixam mal? Já pensou em abandoná-las?








VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.