DESTAQUES

Mãe que trabalha fora. Como lidar com o sentimento de abandono?

Blenda de Oliveira 20/10/2016 PSICOLOGIA
Mãe que trabalha fora. Como lidar com o sentimento de abandono?
Fonte: imagem Pixabay
Maior parte das mães vive esse conflito

por Blenda de Oliveira

"Trabalho em horário integral e quando chego em casa não tenho de coragem de deixar meus filhos para fazer uma caminhada, nem que seja três vezes na semana. Acho que seria mais um abandono. Isso é normal?"

Resposta: O que você vive é o conflito da maior parte das mulheres que trabalha período integral e têm que deixar os filhos. Há sentimentos que se movimentam relacionados a abandono, culpa, negligência etc.

Portanto, não se sinta só nesse questionamento e nem imagine que ele findará. Mulheres mães e profissionais estão sempre correndo atrás para recompor a conta com os filhos que parece estar sempre no vermelho. Esse é o primeiro aspecto.

O segundo aspecto é que as coisas não são necessariamente assim, tampouco os filhos enxergam desse modo. Nem sempre estão vivendo o mesmo sofrimento que você. O que parece ser uma boa saída para lidar com essa situação é estar sempre atenta às reações dos filhos - suas demandas, suas reclamações e não deixar de cuidar para que tenham um tempo de qualidade juntos. Você pode fazer sua caminhada e, ao mesmo tempo, criar bons momentos com os filhos em que esteja de fato presente e focada neles.

É importante que os filhos, desde cedo, entendam o valor do trabalho e, portanto, a razão pela qual você precisa se ausentar. As crianças precisam conhecer o que fazem os pais, onde trabalham e, mais importante, perceber que estão satisfeitos por terem um trabalho e propiciar algumas possibilidades para os filhos que, sem o trabalho dos pais, não seria possível.

Mantenha-se, mesmo ocupada e fora de casa, em contato com eles e permita que tenham livre acesso a você. É importante que os filhos tenham a segurança de que são a prioridade e que quando você cuida um pouco de você é para estar melhor e mais inteira no tempo que dedica a eles. Faz bem aos filhos os pais serem claros, reais e tranquilos quanto à forma como lidam com a realidade familiar. Há possibilidade de você não trabalhar ou de ter um trabalho meio período? Se não há, essa é a realidade que deve ser encarada e lidada de forma criativa.

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. A psicóloga e psicanalista Blenda de Oliveira responderá dúvidas e perguntas sobre conflitos familiares e entre pais e filhos. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



Blenda de Oliveira

Doutora em psicologia clínica pela PUC-SP. Psicanalista pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Psicoterapeuta de adultos, adolescentes, crianças, famílias e casais. Atuante como Life Coaching em diversas áreas, utilizando essa metodologia para colaborar nos processos de sucessão familiar nas empresas.



ENQUETE

Qual candidato à Presidência terá mais condições de melhorar o índice da FIB (Felicidade Interna Bruta) e o do IDH (índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.