DESTAQUES

Fui vítima de sequestro relâmpago e fiquei muito traumatizada

Eduardo Ferreira Santos 01/01/2016 PSICOLOGIA

por Eduardo Ferreira Santos

"Comecei a ter medo de tudo. Tenho tremores e impaciência com as pessoas. Não gosto de lugares com muita gente. Estou a ponto de 'morrer', fico nervosa e transpirando o tempo todo. Sinto dor nos ossos. Estou tratando com um psiquiatra e com uma psicóloga, mas não melhoro"


"A ansiedade e o medo predominam nesse quadro, mas há também traços de depressão..."

Resposta: De fato, após passar por um incidente traumático como o que você passou, é comum que apareça o chamado Transtorno do Estresse Pós-Traumático (TEPT), quadro amplo e complexo que afeta bastante o psiquismo da vítima.

A ansiedade e o medo predominam nesse quadro, mas há também traços de depressão que merecem cuidados especiais.

Com a medicação adequada e um tratamento em psicoterapia focal é possível reduzir e até mesmo eliminar esse quadro tão incômodo, embora ele possa ser persistente e resistente ao tratamento.

A sugestão é falar com seu psiquiatra e lhe mostrar que não há melhora em seu quadro para que ele possa rever a medicação, pois são vários os medicamentos usados e cada paciente tem uma resposta diferente a cada um deles.

Na psicoterapia é importante focar o trauma e seus desdobramentos ou melhor, naquilo que está "escondido" em seu inconsciente e amplificando a situação vivida, de modo a "limpar" seu psiquismo para que você, aprenda com essa experiência (por mais dolorosa que ela seja), incorporando-a à sua história de vida e passe assim de vítima a sobrevivente.

Aliás, este é o nome de meu livro no qual abordo o tema e sugiro que você o leia: "De vítima a sobrevivente", Editora Casa do Psicólogo.


Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. O psiquiatra e psicólogo Eduardo Ferreira Santos responderá dúvidas e perguntas sobre os relacionamentos de uma maneira geral, sobre autoestima e conflitos emocionais. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



Eduardo Ferreira Santos

Psiquiatra e psicoterapeuta. Obteve Titulo de Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP e o de Doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina na USP. Escreveu os seguintes livros sobre relacionamento amoroso: Casamento missão (quase) impossível; Ciúme: O medo da perda; Ciúme: O lado amargo do amor Mais informações: www.ferreira-santos.med.br



ENQUETE

Paulo Coelho diz que os grandes prazeres da vida são grátis. Você concorda?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.