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Em nossa mente surgem em média 50 mil pensamentos todos os dias

Marta Relvas 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR

por Marta Relvas

"Concentração é a habilidade de pensar sobre absolutamente nada, quando isso é absolutamente necessário" - Ray Charles

Você provavelmente já passou pela experiência de iniciar alguma tarefa importante e "pegar" sua mente completamente tomada por pensamentos que não têm nada a ver com aquilo que você deveria estar pensando.

 Em nossa mente surgem em média 50 mil pensamentos diversos todos os dias. Como se chegou nesse número? Através de um cálculo neurofisiológico, onde se aplica a fórmula:.velocidade x tempo = potencial de ação neural. Entre esses milhares de pensamentos, alguns são mais nocivos outros menos. Por exemplo: "Passar em um concurso público não é para mim, isso é muito difícil!" Ou... pensar no lazer com a pessoa amada. Ambos os pensamentos são compatíveis com aquilo que você precisa e quer pensar naquele momento.

O que torna possível a concentração?

Dez dicas para manter a atenção em suas tarefas:

1ª) Evite distrações externas, tipo: temperatura inadequada do ambiente, cadeira desconfortável, telefone que não para de tocar, conversas paralelas, roupas apertadas; desconfortos físicos têm o poder de impactar nossa habilidade de concentração.

2ª) Barulho é provavelmente uma das causas mais comuns para a distração. Escolha um local quieto e distante se por acaso tiver que realizar uma tarefa importante.

3ª) Momentos de tensões frequentes também provocam o estado de desatenção, distração, comprometendo a saúde e pode levar o individuo ao esgotamento físico, mental e social.

4ª) A sobrecarga de informações promove distração e desatenção.

5ª) Promova qualidade de estímulos no seu cérebro, planejando o seu dia. Construa um verdadeiro mapa com tarefas a serem cumpridas e ao final de cada atividade realizada, marque as que foram realizadas e as que ficaram faltando para fazer.

6ª) Seja agradável! Dê bom dia, boa tarde às pessoas, pois ações como essas provocam uma boa energia no ambiente; crie um bom espaço para conviver em harmonia e equilíbrio emocional.

7ª) Faça uma atividade artística e ou física, busque o relaxamento, pois traz um enorme conforto e faz canalizar problemas para outra dimensão, de modo que as preocupações não o atinjam de forma estressante.

8ª) Anote suas distrações, isso favorece a concentração para as próximas tarefas, pois facilita a revisão das atividades esquecidas do dia.

9ª) Concentre-se na percepção visual, na auditição, no tato, olfato... enfim, no seu corpo, pois todo ato motor depende do trabalho da atividade mental, por isso:

Concentre-se no seu interior, no sono, e principalmente na respiração.

10ª) Combine ou faça um acordo com você mesmo, não hesite em desistir. Em geral, a dificuldade em executar tarefas de se concentrar está em começar.

Então, bom começo!

 




Marta Relvas

É Bióloga, Dra e Ms em Psicanálise, Neuroanatomista, Neurofisiologista, Psicopedagoga e Especialista em Bioética. Tem certificação internacional em Educação na Abordagem Reggio Emília na Itália e Title in Education Neurosciences and childhood and adolescence learning of Erasmus+ University – Europe – Portugal. É Membro Efetiva da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento, e da Associação Brasileira de Psicopedagogia. Autora de livros e DVDs sobre Neurociência e Educação pela Editora WAK e Editora Qualconsoante de Portugal. Professora Universitária da AVM Educacional / UCAM, UNESA - RJ e Professora Pesquisadora convidada no curso de Pós-graduação de Neurociência do IPUB/ UFRJ. Coordenadora do Programa de Pós-graduação de Neurociência Pedagógica na UCAM / AVM Educacional. Palestrante no Brasil e no exterior.



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