DESTAQUES

Exemplo é o "discurso" mais eficaz de sustentabilidade

Marilena Lavorato 01/01/2016 SERVIÇO

por Marilena Lavorato

O exemplo educa, e em sustentabilidade não é diferente.

Nada mais insustentável do que depararmos com situações em que o discurso é divergente da prática.

A coerência é um dos pontos centrais da sustentabilidade. E na prática, é vital. Quem já não se deparou com ambientes extremamente limpos cuja visão já é uma aula de educação.

Quem se atreve a jogar um papel no chão num ambiente desses? O cenário além de educar, pune. Será um tremendo constrangimento ser pego numa situação dessas onde fica claro que você destoa de tudo aquilo.

O homem é um ser social, fruto do meio. Por isso, ele sente-se parte integrante do meio em que vive. Se a comunidade da qual ele faz parte se preocupa com os rios, as ruas, o lixo, ele será "estimulado" a ter comportamento igual. Já o contrário também é verdadeiro. Então em situações em que queira mudar hábitos, pense nisso e comece a agir já onde você está. A coerência fortalecerá o discurso e o seu exemplo educará e influenciará o seu grupo e meio.

 

 

 




Marilena Lavorato

É Publicitária (PUCC) com especialização em Marketing (ESPM), Negócios (FGV/SP), Sociologia e Política (EPGSP/SP), Gestão Ambiental (IETEC), e Gestão Empresarial Estratégica (USP). Organizadora do Programa Benchmarking Ambiental Brasileiro, Co-Editora do Livro BenchMais, Presidente do Comitê de Sustentabilidade do Instituto Mais, Professora e conferencista para os temas Benchmarking Ambiental e Marketing Verde em universidades e congressos. Mais informações: www.institutomais.org



ENQUETE

Suas relações amorosas duram?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.