DESTAQUES

Conceito de sustentabilidade tornou-se banal

Marilena Lavorato 01/01/2016 SERVIÇO

por Marilena Lavorato

Sustentabilidade: falar sobre ela é facil ... Já, entendê-la e colocá-la em prática, é outra questão.

Sustentabilidade é o princípio da lógica e coerência para a preservação da vida e do bom relacionamento do homem com o meio. Atualmente com um olhar mais profundo, agregando e reconhecendo a importância dos pilares sociais e ambientais, além do econômico.

Os debates acalorados sobre essa tal sustentabilidade parecem não ter fim. As pessoas ainda nem entederam os seus principais fundamentos, mas já se declaram sustentáveis.

Empresas que pelo simples fato de realizarem alguma ação filantrópica já se declaram sustentáveis. Plantar arvores então é a bola da vez, esquecendo que sustentabilidade é muito mais amplo e profundo.

Claro que a filantropia é necessária, mas ainda não é sustentabilidade. Claro que plantar arvores é necessário, mas de forma pontual, também não é sustentabilidade. Sustentabilidade é algo muito mais amplo e sinérgico. Mais profundo e sistêmico. Não há sustentabilidade isolada. Ela é por natureza, compartilhada e multidicisplinar incentivando o diálogo entre setores, pessoas e governos. A sustentabilidade é lógica, justa e coerente. Pense nisso com profundidade.




Marilena Lavorato

É Publicitária (PUCC) com especialização em Marketing (ESPM), Negócios (FGV/SP), Sociologia e Política (EPGSP/SP), Gestão Ambiental (IETEC), e Gestão Empresarial Estratégica (USP). Organizadora do Programa Benchmarking Ambiental Brasileiro, Co-Editora do Livro BenchMais, Presidente do Comitê de Sustentabilidade do Instituto Mais, Professora e conferencista para os temas Benchmarking Ambiental e Marketing Verde em universidades e congressos. Mais informações: www.institutomais.org



ENQUETE

Qual o preço de se buscar a perfeição?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.