DESTAQUES

Por que fazer atividade física ao ar livre

Nuno Cobra 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR
Você sai das quatro paredes da casa e do trabalho

por Nuno Cobra

A atividade física e o movimento são os elementos mais naturais da nossa vida. Podemos até dizer que o homem pela necessidade constante de caminhadas, em busca da difícil alimentação, acabou se tornando um animal do movimento. A atividade constante tornou-se inerente a ele.

A relação é direta: menos atividade física, mais sedentarismo, mais problemas para o organismo nos aspectos: físico, mental ou emocional. Afastando-se do movimento, o homem se afasta dele mesmo, porque a vida é no fundo nada mais do que movimento.

Não há mais discussão a esse respeito, o homem busca de maneira artificial dar ao seu corpo aquilo que a vida antigamente lhe proporcionava de forma absolutamente natural.

Hoje sabemos que as doenças, fora as hereditárias e congênitas, realmente não existem, elas são frutos da absoluta falta de respeito com o corpo, não lhe oferecendo sono reparador, alimentação adequada, atividade física sistemática e agradável, meditação e relaxamento.

Atualmente as pessoas buscam outros meios para dar ao seu corpo um pouco mais de atividade e movimento. Essa preocupação com a atividade física é muito valiosa. Mas ela deve ser buscada através da harmonia com a natureza. Por isso não tem cabimento as pessoas realizarem a sagrada busca de suas origens entre paredes ou fechadas em academias.

Assim, se você puder correr na rua, não corra numa esteira, se puder correr numa pracinha, não corra na rua, se puder correr num parque, não corra na pracinha, se puder correr no campo, não corra no parque.

A busca do movimento, junto à natureza, é um elemento precioso para desenvolver nosso corpo, serenar nosso espírito, levando nossa mente à tranqüilidade necessária para aquietar nossas emoções. Por isso se esforce para buscar o contato mais estreito com o ar livre, com o mar, com a mata e especialmente com as árvores. É de lá que nós viemos e é nesse meio absolutamente natural que elevaremos o nosso espírito, desenvolveremos melhor nosso organismo, fornecendo a nossa mente a emoção necessária para nos elevarmos como pessoa.

Atividade física entre quatro paredes

Na sua casa o homem está entre paredes e no trabalho idem. Portanto, não tem cabimento no momento em que ele vai resgatar toda a sua essência através do movimento, fazê-lo entre paredes, e o que é pior, em contato direto com o ar-condicionado que, se não tiver a devida manutenção, poderá contaminá-lo através de vírus e bactérias. Sem contar a música num nível muito alto.

Com tudo isso, o trabalho fica muito artificial, perde muito o valor do movimento, você fica só no físico pelo físico. Num ambiente - o mais natural possível - sem poluição e ruído você passa realmente a estar com você, mergulhando no acontecimento do corpo, das suas passadas, no trabalho do movimento, na meditação ativa - sua mente está onde seu corpo está. Você ativa mais a sua mente, aciona mais suas emoções e elabora mais sua espiritualidade. A atividade física promoverá a interação entre corpo, mente, espírito e emoção.




Nuno Cobra

Preparador físico e mental. Treinou o saudoso Ayrton Senna. É autor do best-seller "A Semente da Vitória".



ENQUETE

Você ama em conta-gotas?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.