DESTAQUES

Iniciativas urbanas para a sustentabilidade

Marilena Lavorato 01/01/2016 SERVIÇOS

por Marilena Lavorato

Existem iniciativas urbanas que tornam as cidades menos impactantes e mais sustentáveis.

Por exemplo, as ciclovias implantadas em Londres. Em Curitiba temos o sistema de transporte público (pioneiros em ruas exclusivas para pedestres), áreas verdes e sistema de coleta seletiva de lixo. Em Freiburg, na Alemanha, existem os aquecedores de água e placas fotovoltaicas (dispositivos capazes de transformar a energia luminosa proveniente do Sol ou de outra fonte de luz em energia elétrica), que reinam nas coberturas de casas e prédios comerciais, entre tantos outros disponíveis em bancos de boas práticas (bancos de dados online) para nossa inspiração e ação.

A exemplo do Programa Benchmarking Ambiental Brasileiro (www.benchmarkingbrasil.com.br), que utiliza um banco de boas práticas com 10 temáticas gerenciais para difundir e incentivar a adoção de boas práticas socioambientais nas organizações.

A Plataforma Cidades Sustentáveis (www.cidadessustentaveis.org.br/boas_praticas) também disponibiliza um banco de práticas de experiências (13 eixos temáticos) bem-sucedidas em todo o mundo com o objetivo de inspirar a sociedade e seus governantes na construção de um futuro mais sustentável.

 

 




Marilena Lavorato

É Publicitária (PUCC) com especialização em Marketing (ESPM), Negócios (FGV/SP), Sociologia e Política (EPGSP/SP), Gestão Ambiental (IETEC), e Gestão Empresarial Estratégica (USP). Organizadora do Programa Benchmarking Ambiental Brasileiro, Co-Editora do Livro BenchMais, Presidente do Comitê de Sustentabilidade do Instituto Mais, Professora e conferencista para os temas Benchmarking Ambiental e Marketing Verde em universidades e congressos. Mais informações: www.institutomais.org



ENQUETE

Atração física não basta, tem que haver atração mental. Você concorda?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.