DESTAQUES

O que fazem os gases do efeito estufa?

Marilena Lavorato 01/01/2016 SERVIÇO

por Marilena Lavorato

Os gases do efeito estufa (GEE) são substâncias gasosas que absorvem parte da radiação infravermelha emitida pela superfície terrestre e dificultam seu escape para o espaço, mantendo a Terra aquecida.

É importante lembrar que o efeito estufa é um fenômeno natural necessário para a manutenção da vida no planeta. Sem ele a temperatura média da Terra seria muito mais baixa impossibilitando a vida tal como conhecemos hoje.

O aumento dos gases estufa na atmosfera têm potencializado esse fenômeno natural (efeito estufa), ocasionando o aumento da temperatura média no planeta, e por sua vez, o aquecimento global e mudanças climáticas. E as mudanças climáticas, por sua vez, interferem no clima, solo, agua, etc. Segundo cientistas, os desastres ambientais serão ocasionados pelas mudanças climáticas.

Para entender o processo de uma forma bastante simplificada: o aumento das emissões desses gases na atmosfera funcionam como o vidro de uma estufa de plantas, ou seja, é como se o planeta estivesse dentro de uma grande bola de vidro, retendo calor e causando o aumento da temperatura.

De acordo com o Protocolo de Quioto, há seis gases que potencializam o efeito estufa e devem ter suas emissões reduzidas. São eles: dióxido de carbono (CO2), óxido nitroso (N2O), metano (CH4), hidrofluorcarboneto (HFC), perfluorcarboneto (PFC) e hexofluor sufuroso (SF6). Esses gases são provenientes da queima de gases de combustíveis fósseis, como petróleo, carvão mineral e gás natural usados nas atividades humanas.

Atualmente os principais emissores dos gases do efeito estufa são respectivamente: China, Estados Unidos, Rússia, Índia, Brasil, Japão, Alemanha, Canadá, Reino Unido e Coreia do Sul.

 

 




Marilena Lavorato

É Publicitária (PUCC) com especialização em Marketing (ESPM), Negócios (FGV/SP), Sociologia e Política (EPGSP/SP), Gestão Ambiental (IETEC), e Gestão Empresarial Estratégica (USP). Organizadora do Programa Benchmarking Ambiental Brasileiro, Co-Editora do Livro BenchMais, Presidente do Comitê de Sustentabilidade do Instituto Mais, Professora e conferencista para os temas Benchmarking Ambiental e Marketing Verde em universidades e congressos. Mais informações: www.institutomais.org



ENQUETE

Desde que começou o ano, os noticiários só exibem uma sucessão de tragédias à exaustão. Isso te deprime?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.