DESTAQUES

Entenda a diferença entre qualidade de vida e padrão de vida

Marilena Lavorato 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR

por Marilena Lavorato

Sim. Existem situações onde a economia verde é realidade. Trata-se da economia baseada em energia limpa e renovável, uso racional dos recursos naturais, reaproveitamento de resíduos na cadeia produtiva, distribuição de renda, inclusão social e baixa emissão de carbono na atmosfera.

Em resumo, nessa economia, modelos gerenciais e de produção preservam o ambiente natural e privilegiam a inclusão social.

Produtos com atributos de sustentabilidade e produzidos dentro de princípios e diretrizes sustentáveis. Embora ainda raro e em pequeno volume, a tendência é que cresçam e incentivem a migração de outras empresas criando uma saudável concorrência verde.

Grandes organizações já começaram a migrar seus modelos de governança e de produção e estão fazendo da sustentabilidade uma nova fronteira de inovação. Elas apresentam ao mercado produtos verdes, conquistam e fidelizam clientes, mostrando aos demais que a sustentabilidade pode ser um grande negócio.

Dentre os produtos verdes os mais tangíveis são os produtos orgânicos, carros elétricos, móveis e eletrônicos com certificação, embalagens recicladas... Os menos tangíveis, mas não menos importantes, são relativos a processos e se tornam insumos: energia eólica, solar, água de reuso ...

A economia verde ganhará robustez na medida em que mais produtos verdes forem para as prateleiras, tendo mais consumidores verdes optando por eles; fazendo circular dinheiro em um modelo de produção e consumo mais limpo e inclusivo.

 

 




Marilena Lavorato

É Publicitária (PUCC) com especialização em Marketing (ESPM), Negócios (FGV/SP), Sociologia e Política (EPGSP/SP), Gestão Ambiental (IETEC), e Gestão Empresarial Estratégica (USP). Organizadora do Programa Benchmarking Ambiental Brasileiro, Co-Editora do Livro BenchMais, Presidente do Comitê de Sustentabilidade do Instituto Mais, Professora e conferencista para os temas Benchmarking Ambiental e Marketing Verde em universidades e congressos. Mais informações: www.institutomais.org



ENQUETE

Você ama em conta-gotas?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.