DESTAQUES

Tenho dificuldade em ver maldade nas pessoas. O que faço?

Eduardo Ferreira Santos 01/01/2016 COMPORTAMENTO

por Eduardo Ferreira Santos

"Sempre me torno vítima delas"

Resposta: Neste mundo em que vivemos há diversos tipos de pessoas; desde as verdadeiramente más, perversas, até aquelas que de fato têm a bondade no coração.

Cada pessoa é de um jeito, tem a sua própria personalidade e é importante que saibamos distinguir "o joio do trigo".

Na filosofia existencialista há uma "lei" básica que diz: "A existência precede a essência". Ou seja, antes de se dar atributos (bons ou maus) a alguém, é importante que se conheça bem essa pessoa e reconheça sua existência.

Assim, antes de achar que o mundo é lindo, maravilhoso e bom ou, ao contrário, perverso, destruidor e aproveitador, o melhor caminho é prestar atenção em cada pessoa que você conheça. Não se deixe iludir por "pré-conceitos" (bons ou maus); simplesmente olhe para o outro como uma "tela branca", sem nenhuma mancha e, pouco a pouco, descubra com quem, de fato, você está se relacionando.

 

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. O psiquiatra e psicólogo Eduardo Ferreira Santos responderá dúvidas e perguntas sobre os relacionamentos de uma maneira geral, sobre autoestima e conflitos emocionais. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



Eduardo Ferreira Santos

Psiquiatra e psicoterapeuta. Obteve Titulo de Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP e o de Doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina na USP. Escreveu os seguintes livros sobre relacionamento amoroso: Casamento missão (quase) impossível; Ciúme: O medo da perda; Ciúme: O lado amargo do amor Mais informações: www.ferreira-santos.med.br



ENQUETE

A proliferação das redes sociais diminuiu suas relações, contatos e amizades presenciais?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.