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Aprenda técnicas para relaxar

Emilce Shrividya Starling 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR

por Emilce Shrividya Starling

Você consegue relaxar? Ou diz: “Não consigo ficar quieto. Preciso estar sempre ocupado; não sou o tipo de pessoa que relaxa”. “Sinto ansiedade quando fecho os olhos e começo a relaxar”.

Se isso acontece, é preciso se perguntar:

Por que não consegue ficar quieto?

Você gosta da própria companhia? Gosta de ficar sozinho com você mesmo?

Você acha que tem que só tem valor quando está fazendo alguma coisa?

Você acha que tem que estar sempre fazendo algo para alguém?

Acha que satisfazer as necessidades dos outros ou trabalhar são as únicas atividades importantes?

Acha que relaxar é perda de tempo e algo irresponsável?

Está tão fisicamente tenso que não sabe o que é relaxar na mente e no corpo?

Compreenda que o relaxamento é vital para trazer mais energia, mais saúde, tranquilidade e disposição física e mental.

Se você se sente tenso e ansioso, experimente o “relaxamento muscular progressivo”, quando você contrai e relaxa alguns grupos musculares. Ao fazê-lo você diminui as distrações envolvendo-se na focalização física e mental. Isto vai lhe ajudar a sentir-se mais calmo.

Ao praticar o relaxamento durante este breve período de curto, deixe seus problemas e ansiedades de lado. Dedique um tempo para você, para revigorar-se, para experimentar como é agradável sentir-se bem dentro do próprio corpo, como é bom a própria companhia.

Em um ambiente tranquilo, deite-se de maneira confortável, com os braços ao lado do corpo, e as pernas naturalmente separadas. Feche os olhos.

Feche a mão direita e em uma inspiração levante um pouco o braço direito, sem dobrá-lo, tirando o cotovelo do chão. Firme bem o braço por alguns segundos. Respire naturalmente, sem prender a respiração. Relaxe-o na expiração, soltando-o e deixando a palma da mão para cima. Sinta a mão e o braço relaxado.

Faça a mesma coisa com a mão e o braço esquerdo.

A seguir, flexione os dedos e o pé direito para baixo; levante um pouco a perna direita, deixando-a bem firme por alguns segundos. Não prenda a respiração.

Depois, em uma expiração, desça a perna e deixe o pé tombar para o lado. Leve sua atenção ao pé e perna direita e perceba a sensação de relaxar do pé ao quadril direito.

Repita isto com o pé e a perna esquerda.

Contraia as nádegas na inspiração e relaxe na expiração. Contraia os músculos do rosto, franzindo as sobrancelhas e os olhos, contraindo os músculos da testa. Explore a mímica facial. Faça movimentos com a boca: por exemplo: como se fizesse biquinho e abrisse como em um sorriso algumas vezes.

Então, solte e deixe um sorriso leve descontrair seu rosto. E por alguns instantes, permita que seu corpo registre a sensação de soltar e relaxar todo o corpo.

Experimente essas outras técnicas eficazes de relaxamento:

1. Em um lugar silencioso e confortável, deite-se ou sente-se em uma cadeira, com os pés paralelos no chão.

Coloque as mãos uma sobre a outra abaixo do umbigo.

Feche os olhos e imagine um balão dentro do abdome.

Na inspiração, imagine o balão enchendo-se de ar.

A cada expiração, imagine o balão se esvaziando.

Por alguns instantes fique focado na respiração. Sem fazer nada para respirar, observe o vai e vem da respiração diafragmática e sinta como relaxa corpo e mente.

2. Outra técnica é manter a mente focalizada na contagem da respiração:

Deite-se na cama ou em seu local apropriado para prática.

Feche os olhos. Permita que seu rosto relaxe. Com um gesto de afrouxar cada músculo e ligamento solte todo o seu corpo.

Para esvaziar sua mente e experimentar tranqüilidade, conte de maneira descendente de 38 a 1, a cada inspiração e expiração.

Não faça nada para respirar, apenas perceba a respiração. E ao chegar ao número 1, simplesmente continue a observar o fluxo natural da respiração.

Perceba como você desliza para dentro, restaura e apazigua corpo e mente.

Quando voltar do relaxamento espreguice gostoso; deixe que essa sensação de leveza e descontração fique com você.

Se você quiser, pode fazer esses relaxamentos ouvindo uma suave música apropriada para relaxar. Essas fitas de relaxamento criam ondas mentais serenas e conduz você para níveis tranqüilos.

A Hatha Yoga e o Tai Chi também são métodos eficazes para relaxar, pois combinam respiração, movimento e concentração da mente trazendo serenidade através das posturas do corpo.

Se você deseja se sentir saudável, mais alegre e entusiasmado vivencie como o relaxamento traz apaziguamento, torna você uma pessoa mais tranqüila, com a sabedoria natural do corpo e paz interior. Boas práticas! Fique em paz! Deus em mim saúda Deus em você!


 

 




Emilce Shrividya Starling

É formada em Yoga pela Federação de Yoga do Brasil e Centro de Estudos de Yoga Narayana/S.P, com aperfeiçoamento em Hatha Yoga e Meditação nos Estados Unidos. É professora de Hatha Yoga em Santos (SP), desde 1989. Atualmente ensina Filosofia do Yoga e Meditação.



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