DESTAQUES

E quando um quer ter filhos e o outro não? O que fazer?

Blenda de Oliveira 01/01/2016 COMPORTAMENTO
Para quem deseja ser pai não é simples lidar com o não desejo da mulher em ser mãe

por Blenda de Oliveira

"Casei pela segunda vez e tenho duas filhas do primeiro casamento. Mas meu segundo marido não tem nenhum filho e quer ter. Não penso em ter mais filhos... estou desesperada!"

Resposta: Gostaria de saber se o seu marido já sabia antes de vocês casarem, que não era o seu desejo ter mais filhos, pois se isso foi uma coisa acordada e entendida, não vejo por que você teria que ter filhos unicamente por um desejo dele.

Filhos são mais saudáveis quando há um casal em comum acordo quanto à vida e vinda deles. Entendo o seu desespero, pois imagino que há ansiedades de sua parte quanto ao seu casamento, mas se não pretende reviver a maternidade e não é mais uma prioridade na sua vida, terá que ser muito clara e abrir com ele: um diálogo franco em que os aspectos positivos e negativos dessa decisão para o casamento de vocês fiquem claros e sejam respeitados.

Para um homem que deseja ser pai não é muito simples lidar com o não desejo da mulher em ser mãe, já que de uma ou outra maneira a decisão termina sendo maior do lado da mulher. Se vocês possuem muitas afinidades, projetos em comum e uma vontade enorme de permanecerem juntos, conseguirão encontrar uma forma de equacionar os desejos de um e de outro.

Boa sorte!

 

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. A psicóloga e psicanalista Blenda de Oliveira responderá dúvidas e perguntas sobre conflitos familiares e entre pais e filhos. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



Blenda de Oliveira

Doutora em psicologia clínica pela PUC-SP. Psicanalista pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Psicoterapeuta de adultos, adolescentes, crianças, famílias e casais. Atuante como Life Coaching em diversas áreas, utilizando essa metodologia para colaborar nos processos de sucessão familiar nas empresas.



ENQUETE

Você revidaria uma traição?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.