DESTAQUES

Qual carreira devo seguir?

Roberto Santos 01/01/2016 COMPORTAMENTO
Não basta só gostar da profissão

Por Roberto Santos

"Estou em dúvida entre Administração, Letras, Psicologia e Pedagogia. Gosto de todas essas áreas, mas não posso ir apenas por esse fator, acho que devo seguir uma profissão que tenha espaço no mercado de trabalho"

Resposta: Acho que você tocou num ponto muito importante sobre sua difícil decisão de escolha de carreira – apenas gostar de uma profissão é suficiente para a escolha?

Acredito que gostar da profissão é uma condição necessária, porém,  não suficiente.

Fazer um curso superior por 4 ou 5 anos de uma área que não se gosta, pode ser um prato cheio para um masoquista mas não para pessoas “normais”. Por outro lado, seguir uma profissão que amamos sem levar em consideração todas as outras variáveis pode significar como casar com a pessoa dos sonhos baseado em 4 ou 5 anos de namoro, para depois descobrir que vamos ficar sozinhos e sem perspectiva de crescimento a dois.

Parece que a resposta vai lhe deixar mais em dúvida ainda, não? Mas não terminei...

Pesquisar é essencial para balizar escolha

É preciso gostar da profissão não pelo que parece que é mas depois de uma pesquisa abrangente que pode incluir leituras (veja o site: www.brasilprofissoes.com.br por exemplo), visite faculdades para saber o currículo do curso, um estudo vocacional para saber se seus interesses e motivações estão mais para Ciências Humanas, Sociais ou Exatas (acredito que as clínicas ligadas às boas faculdades de Psicologia oferecem este tipo de serviço a preços bem acessíveis), uma pesquisa nos jornais para ver quantas vagas em aberto no mercado solicitam cada uma das profissões citadas por você, etc.

Assim, sua decisão poderá ser mais balizada o que não garante o sucesso na profissão. Existem profissionais que conseguem um grande sucesso mesmo em áreas cujo mercado é demais de restrito. É depois da faculdade, com o esforço de melhoria e desenvolvimento contínuos que os profissionais de sucesso de fato se revelam. Boa sorte!




Roberto Santos

Profissional de Recursos Humanos, com mais de 40 anos de atuação no mercado, Roberto teve diversas posições como profissional e executivo de RH em multinacionais de grande porte. É sócio-diretor da Ateliê RH, consultoria com mais de 14 anos de atuação no mercado, e distribuidor Hogan no Brasil. Mais informações: www.atelie-rh.com.br



ENQUETE

Você revidaria uma traição?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.