DESTAQUES

Problema de idade

Samanta Obadia 01/01/2016 AUTOCONHECIMENTO
Toda idade carrega um problema?

por Samanta Obadia

A idade é sempre um movimento crítico para o ser humano. Se ainda é criança, quer crescer para ser adulto; se é adolescente, quer ter maioridade para agir por conta própria; se é adulto, quer se aposentar para descansar; e se é idoso, deseja a juventude num retorno nostálgico.

É raro ouvir que alguém esteja satisfeito com sua idade, que acolhe com alegria o tempo que acumulou ao longo de anos.

Será que realmente o problema está nas idades ou toda idade carrega o seu problema?

Com um pouco de observação, podemos concluir que o desejo humano pela juventude não permite o conforto do tempo vivido. E esta imensa insatisfação permeia o tempo, reforçando a nossa indesejada finitude.

E o que fazer, quando os meios de comunicação, repletos de suas propagandas de produtos, nos bombardeia com vendas de juventude a cada segundo?

Difícil resistir a tantas tentações, aos corpos sedutores e às pílulas milagrosas.

Consumo, consumo, consumo: de ideias, de imagens, de miragens.

E nessa confusão, saímos vazios de experiências afetivas, de trocas de ideias, de sentidos e de vida.

A idade traz experiência, sabedoria e uma visão profunda que só o tempo e o desgaste físico atingem. A dor, a permanência, a diversidade, são riquezas imensuráveis que nos lapidam através de marcas suaves e profundas, que nos tornam únicos, com sentimentos particulares, que quando transmissíveis, são valiosos.




Samanta Obadia

Samanta Obadia é Escritora, Psicanalista e Filósofa com especialização em neurocognição. Palestrante dinâmica e inovadora, com ampla experiência em relacionamentos afetivos na clínica psicanalítica e em Orientação Educacional para jovens e familiares.



ENQUETE

Você acredita na lei de causa e efeito ou lei do carma?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.