DESTAQUES

Por que não consigo parar de mentir e tenho dificuldade de expressar meus sentimentos?

Eduardo Ferreira Santos 01/01/2016 PSICOLOGIA
Pais muito exigentes podem levar o filho a mentir

por Eduardo Ferreira Santos  

"Há dias estou com esta dúvida: não consigo dizer a verdade aos meus pais quando se trata de mim, fico com uma vergonha imensa de falar a verdade, então recorro à mentira. Sei que é errado e até tento dizer a verdade, mas não consigo, porque penso sempre que vão ficar com raiva de mim. Toda vez que faço algo que eles não gostam, eles se "decepcionam", aí fico muito confusa. Já nem sei mais o que dizer... tenho dificuldade de expressar meus sentimentos"

Resposta: Mentir pode se tornar um mal hábito ou mesmo um transtorno psiquiátrico chamado MITOMANIA, que se caracteriza por mentiras compulsivas e incontroláveis que obrigatoriamente levam a mais mentiras, fechando um circuito neurótico sofrível.

No seu caso, pare ser uma situação PONTUAL em que você se sente constrangida em contar a verdade aos seus pais, não?

Sendo assim, o que me ocorre é que talvez eles tenham um tanto de responsabilidade nesse seu ato por não saberem compreeendê-la e ajudá-la em suas dificuldades. Talvez sejam exigentes demais e isso a amedronta, inibindo-a e gerando esse hábito que pode mesmo se tornar generalizado.

Por outro lado, a adolescência leva mesmo a certos comportamentos ainda meio infantis e a dualidade entre a criança e a mulher que existe em você pode lhe deixar confusa até em relação aos seus próprios sentimentos.

Algo que talvez possa ajudá-la, é começar a contar a verdade em pequenas situações, aquelas que não gerem estresse e, aos poucos, ir se abrindo mais e ganhando a confiança de seus pais.

 

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. O psiquiatra e psicólogo Eduardo Ferreira Santos responderá dúvidas e perguntas sobre os relacionamentos de uma maneira geral, sobre autoestima e conflitos emocionais. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



Eduardo Ferreira Santos

Psiquiatra e psicoterapeuta. Obteve Titulo de Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP e o de Doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina na USP. Escreveu os seguintes livros sobre relacionamento amoroso: Casamento missão (quase) impossível; Ciúme: O medo da perda; Ciúme: O lado amargo do amor Mais informações: www.ferreira-santos.med.br



ENQUETE

Eleição presidencial no Brasil se transformou em plebiscito de Bolsonaro?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.