DESTAQUES

Acupuntura ajuda a aliviar os sintomas da TPM?

Jou Eel Jia 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR

por Jou Eel Jia

A acupuntura é um dos mais indicados tratamentos para a TPM, cuja eficácia é em média entre 60 a 70% na melhora clínica. Isso porque a acupuntura libera neurotransmissores que aliviam a sintomatologia da TPM e regulam o sistema hormonal: a progesterona e o estrógeno.

Entretanto, se aliarmos a técnica de meditação poderemos chegar a 90% de cura sem o uso de medicamentos.

A TPM na medicina ocidental tem origem multifatorial devido à: alteração hormonal, hábitos de vida não saudáveis e sobretudo estresse.

Além de todos esses fatores, a MTC associa a TPM com o distúrbio da energia do fígado que muitas vezes é provocado pelo transtorno de humor e ansiedade crônica.

A TPM aparece em várias etapas da vida, desde adolescência até a pré-menopausa. Sua causa mais comum é o estresse (ou pressão) na vida afetiva e na cobrança diária no trabalho com seu alto grau de exigência. Sem contar a obrigação de ter de cumprir tarefas domésticas. Com tudo isso, essa TPM pode até evoluir para um quadro de pânico.

Tratamento

O tratamento consiste em equilíbrio hormonal através da acupuntura, uso de fitoterápicos como por exemplo óleo de prímula, gamarine, germem de soja e técnicas meditativas como o Lien Ch’i que trabalha movimentos do assoalho pélvico.

Na TPM mais grave associa-se alguns ansiolíticos. Porém, o mais importante é um hábito de vida saudável, como praticar exercícios, alimentação rica em omega3 (ex: salmão, semente de linhaça). É muito importante evitar chocolates e doces (prejudicias à boa função do organismo), bem como os embutidos (contêm muita gordura insaturada).




Jou Eel Jia

É formado em Medicina pela UNIFESP e é Presidente da Associação de Medicina Tradicional do Brasil (AMC). Professor Titular de Pós-graduação em MTC e Acupuntura do HSPM e Faculdade de Medicina de Jundiaí. Autor dos livros Ch’an Tao, essência da Meditação (editora Sumus) e Ch’an Tao Conceitos Básicos: Medicina Tradicional Chinesa, Lien Ch’i e Meditação (editora Ícone).



ENQUETE

As redes sociais te deixam mal? Já pensou em abandoná-las?








VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.