DESTAQUES

50% dos que têm apneia, podem desenvolver hipertensão

Redação Vya Estelar 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR

Quem sofre com apneia do sono tem grandes chances de se tornar um hipertenso. Uma pesquisa da Escola Paulista de Medicina feita com 1.042 pessoas residentes em São Paulo indica que 38% do universo de pessoas pesquisadas têm apneia do sono.

A deficiência foi confirmada por meio da polissonografia, um exame para a avaliação do sono e de suas variáveis fisiológicas.

Por que apneia pode ajudar a desenvolver hipertensão?

De acordo com o professor Robson Santos, coordenador do Laboratório de Hipertensão da UFMG, vários estudos indicam que pelo menos 50% dos portadores de apneia sofrem de hipertensão. Ele explica que são vários os mecanismos que levam os apneicos a desenvolver a doença. “Quem sofre de apneia tem um grande estresse durante todo o período do sono e não consegue oxigenar bem os tecidos do organismo. O corpo entende que está vivendo uma situação de perigo e uma série de sistemas hormonais são acionados”, detalha. A interrupção da respiração leva a uma queda da oxigenação, ao aumento do gás carbônico e curto despertar do sono para retomar a respiração. Todos esses fatores em conjunto levam à ativação do sistema simpático que causa hipertensão.

Ele explica que as consequências da hipertensão são gravíssimas e podem levar o apneico a um infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência renal, que pode levar à hemodiálise. Ele detalha que a apneia em si já causa uma grande queda na qualidade de vida do indivíduo, elevando a fadiga, o cansaço, sonolência diurna, trazendo falta de concentração e, depressão.

De acordo com a Professora Sônia Togeiro, pesquisadora do Instituto do Sono de São Paulo, que participou da pesquisa, dos 38% que apresentaram apneia do sono confirmada, 21.2% sofria de apneia leve e 16.7% apresentavam grau moderado e intenso. Ela explica ainda que inúmeros estudos demonstram que o tratamento da apneia do sono com aparelhos de pressão positiva durante o sono (chamados de CPAP, que vem do inglês “positive airway pressure”) são altamente eficazes em melhorar o controle da hipertensão e de todos os sintomas clínicos relevantes, principalmente da sonolência.




Redação Vya Estelar

Ângelo Medina é editor-chefe do portal Vya Estelar. É jornalista e ghost writer. Com 30 anos de experiência, iniciou sua carreira na cobertura das eleições à Prefeitura de São Paulo em 1988 (Jornal da Cultura). Trabalhou no Caderno 2 - O Estado de São Paulo, Revista Quatro Rodas (Abril). Colaborou em diversas publicações e foi assessor de imprensa no setor público e privado. Concebeu o site Vya Estelar em 1999. É formado em Comunicação Social pela UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora.



ENQUETE

Eleição presidencial no Brasil se transformou em plebiscito de Bolsonaro?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.