DESTAQUES

Apaixonado (a) pelo melhor amigo (a)? Pode ser só impressão

Tatiana Ades 01/01/2016 COMPORTAMENTO
Antes de tudo: um amigo de verdade irá te apoiar

por Tatiana Ades

Já cantava cazuza:

"Eu preciso dizer que te amo, te ganhar ou perder sem engano...

Você me chora dores de outro amor
Se abre e acaba comigo
e nessa novela eu não quero ser teu amigo"

O amor pelo melhor amigo(a) aparece em diversos filmes americanos, como por exemplo: O casamento do meu melhor amigo (1997) - Direção: P. J. Hogan.

A situação de se apaixonar por um melhor amigo pode trazer grande sofrimento para quem vive, pois a pessoa descreve um sentimento de humilhação e ansiedade.

Em consultório há sempre a pergunta recorrente:

- O que faço? Devo contar ou permanecer calado?

Antes de mais nada, é preciso saber que um amigo de verdade irá te apoiar, independente de qualquer declaração, mesmo que essa não seja correspondida.

O melhor é abrir o jogo e falar, pois você não está numa situação de igualdade. Caso sinta que não está preparado para continuar com a amizade, o melhor é dar um tempo sozinho. A pior sensação é estar ao lado de alguém que desejamos com paixão e ouvir dessa pessoa histórias de amor sobre outra pessoa.

Ao contar, você saberá as intenções de seu amigo e poderá decidir se o melhor é um afastamento temporário ou se aguenta estar ao lado dele mesmo assim.

Caso seja preciso um tempo, vocês com certeza voltarão a se falar.

O importante é que nesse tempo você consiga superar essa paixão e estar de bem consigo mesmo novamente. Do contrário, a sensação de mal-estar e humilhação tendem a permanecer ou voltar à tona.

Será que estou apaixonado (a) ou é uma ilusão?

- Estou realmente apaixonado ou idealizando uma paixão?

- Será que gosto por que ele(a) me escuta e me dá atenção e estou carente?

- Sinto a falta dele(a) como amigo ou fantasio um romance ?

Por que então achei que estava apaixonado (a)?

Muitas pessoas acreditam estar apaixonadas pelo "porto seguro", pois seria mais fácil essa relação, já que existe uma intimidade já construída e permanente. A segurança é muito maior.

Mas em vários casos, onde o outro acaba correspondendo à paixão, o amor da amizade acaba se transformando em um grande amor romântico ou então no fim de uma relação.

Por isso, pense, reflita e seja honesto consigo mesmo (a), é muito importante reconhecer as nossas carências e nossos verdadeiros sentimentos.

A amizade é a certeza de um amor eterno, a paixão acaba ... é sempre bom pensar a respeito.




Tatiana Ades

É psicanalista e escritora e teatróloga. Em seus livros, o foco de estudo é o comportamento humano e o amor patológico. Tem em seu currículo várias peças escritas e encenadas nos teatros de São Paulo, além de ter concorrido ao prêmio Shell de melhor texto teatral com Os Viúvos – Teatro Ruth Escobar (2003). Como escritora, em 1998, ganhou um concurso com o conto O silêncio da raposa. Eles são o resultado de uma pesquisa de três anos: Hades – Homens que amam demais e As escravas de Eros.



ENQUETE

Um post na web traz a seguinte afirmação: muitos homens não procuram a mulher das suas vidas, mas sim a substituição de uma mãe. Você concorda?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.