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Cleptomania pode surgir na infância

Marta Relvas 01/01/2016 COMPORTAMENTO
Observação sobre hábitos de pequenos furtos começa na infância

por Marta Relvas

Hábitos e manias impulsivas como, por exemplo, o de pegar objetos dos outros; esse comportamento começa a ser observado e investigado na infância.

Muitas crianças criam hábitos e cometem pequenos furtos, levando para casa objetos que não os pertencem, e os responsáveis não dão a devida importância para essas atitudes.

Assim, a criança permanece sem as orientações adequadas, acreditando não ter cometido nada de errado, entendo como natural sua atitude.

Uma vez acontecido esse episódio, pais e responsáveis precisam conversar com a criança e escutá-la para sanar possíveis problemas futuros.

Cleptomania é um distúrbio mental, considerado uma neurose impulsiva, conhecido como Transtorno do Controle dos Impulsos (TCI), que precisa de tratamento. Essa impulsividade de roubar é patológica, diferente do roubo intencional, o qual as pessoas fazem em geral por falta de caráter e às vezes por necessidade.

É considerada como um transtorno dos impulsos, estando diretamente inserida na quarta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM - IV; American Psychiart Association, 1994).

Causas do desenvolvimento da cleptomania:

- Na infância pode ocorrer a falta de um mecanismo de controle, inicialmente de origem externa, vindo dos pais ou educadores - uma vez que a criança, muito cedo, sabe pelos pais e pela sociedade que o ato de furtar é abominável, por isso construir o processo de internalização na criança, torna-se necessário através do diálogo e conversas, sem julgar ou culpar.

- Desejo do indivíduo a se opor as regras de ordem dos pais ou desejo de punição pelos pais - como uma forma de atrair a atenção. Mas pode também apresentar alterações neurobiológicas.

Dicas importantes para acompanhamento:

O trabalho psicoeducativo com pais e professores é fundamental, pois normalmente as pessoas são resistentes quanto ao diagnóstico, por isso, a informação sobre as características e sintomas, prejuízos e consequências é a maior aliada para a qualidade da saúde mental do indivíduo. Saber identificar e minimizar estressores ambientais faz parte do tratamento e será importante para evolução positiva do transtorno do controle dos impulsos e outros transtornos mentais associados.




Marta Relvas

Bióloga; Doutora e Mestre em Psicanálise; Neuroanatomista; Neurofisiologista; Psicopedagoga e Especialista em Bioética; Tem certificação no programa internacional em Reggio Emília Study Abroad Program na Itália; Title of People Expression Special category Best Practices in Education Neurosciences and childhood and adolescence learning of Erasmus+ University – Europe – Portugal; Membro Efetiva da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento; Membro da Associação Brasileira de Psicopedagogia Rio de Janeiro; Autora de livros e DVDs sobre Neurociência e Educação – Transtornos da Aprendizagem publicados pela Editora WAK e Editora Qualconsoante de Portugal; Atua ainda como Professora Universitária na Universidade AVM Educacional / Cândido Mendes, nos cursos de pós graduação em Psicopedagogia, Psicomotricidade, Neurociência Pedagógica, e na formação Docente; Professora na Universidade Estácio de Sá no Rio de Janeiro nos cursos das áreas: saúde, licenciatura; Professora Mentora do curso de Neurociência e Educação CBI OF Miami. Professora, pesquisadora convidada no curso de pós graduação de Neurociência do IPUB/ UFRJ. Coordenadora do Programa de Pós graduação de Neurociência Pedagógica na Universidade Candido Mendes/ AVM Educacional. Palestrante no Brasil e no exterior.



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