DESTAQUES

Como lidar com mentiras na vida a dois

Anette Lewin 01/01/2016 COMPORTAMENTO

por Anette Lewin

"Sempre cobramos a verdade um do outro, mas descobri que ele caiu em contradição em relação ao seu passado."

Resposta: Talvez o que esteja faltando, é uma reflexão mais profunda sobre essa história de 'verdade'. Num relacionamento amoroso muitas vezes a verdade, para funcionar, não pode ser colocada de forma escancarada. Nem sempre quem pede a verdade, está preparado para ouvi-la; e a sensibilidade para saber quando e como colocar fatos verdadeiros é mais importante do que a própria verdade. Você briga pela verdade e depois não conseguem suportá-la; acaba criando uma armadilha para você mesma.

Tente entender que existem outros ingredientes do relacionamento pelos quais você pode lutar; um relacionamento também é feito de projetos, fantasias a dois, surpresas... enfim, uma história que se constrói aos poucos. Você está preocupada com o passado dele? Lembre-se que sobre o que passou você jamais terá nenhum controle, mesmo que 'saiba' toda a verdade. Mas o que vocês forem construindo juntos, ninguém tira de vocês.

Meu noivo mente em relação a dinheiro e temos tido várias divergências na relação
Pressiono-o de vez em quando e acabo descobrindo a verdade

Resposta: Você já conhece bem seu noivo, com sete anos de relacionamento, já aprendeu a lidar com os defeitos dele e acredito que o que te angustia é que está chegando a hora de tomar uma decisão mais definitiva: casar ou não. Nesta hora os defeitos se tornam enormes. Pela sua descrição, apesar das características que te incomodam, não existe nada que se possa considerar absurdo no jeito dele se comportar. Algumas molecagens, como tentar se aproveitar do seu dinheiro? Você já sabe como fazer para se safar. Falta de demonstração de carinho? Nem todo mundo demonstra afeto explicitamente. Existe alguma pessoa absolutamente sem defeitos? Não! Então faça uma nova reflexão e tente entender o que você quer de uma relação a dois e o que você pode realmente obter de uma relação a dois. Às vezes nossas fantasias de perfeição acabam nos levando a duvidar até da própria sombra. Cuidado para não cair nessa armadilha e correr o risco de ficar procurando eternamente pela pessoa perfeita que, aliás, não existe.

Encontrei fios de cabelo louro na cama e no banheiro, mas ele nega ter ficado com outra
Até antes disso nosso namoro era perfeito, mas ele mudou o comportamento recentemente

Resposta: Você tem plena consciência que depende de você continuar ou não esse relacionamento, mas o que você viu está visto. Ninguém pode afirmar com certeza o que aconteceu, mas mesmo antes de notar os fios de cabelo, você já sentiu algo estranho na relação, não é? Então, ponha na balança o que ganha e o que perde ficando com ele. Vocês fizeram planos para o futuro? Esses planos podem se realizar? Você planejou ter uma família com ele? Tudo isso tem que ser levado em conta, portanto só tome uma decisão depois de se acalmar e pensar bastante.

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. A psicóloga Anette Lewin responderá sobre relacionamento amoroso, conflitos na vida a dois e conjugal. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



Anette Lewin

É psicóloga graduada pela PUC/SP. É psicoterapeuta de adultos e adolescentes em consultório particular desde 1975 até a presente data.



ENQUETE

Atração física não basta, tem que haver atração mental. Você concorda?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.