DESTAQUES

Tenha uma boa noite de sono: alimentos indicados e contraindicados

Jou Eel Jia 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR
Bom para o sono: brócolis, couve-flor, broto de feijão, arroz integral, mel

por Jou Eel Jia

Na MTC o sono está ligado à função da energia do coração, do fígado e do baço-pâncreas (BP).

O equilíbrio entre o transporte e alimento é exercido pelo BP; o seu armazenamento pela energia do fígado e a distribuição pela energia do coração.

Ma MTC, a energia do coração está intimamente ligado à vida afetiva e emocional. Frente ao estresse, ocorre um aumento da energia yang do coração. Isso provoca inquietude, irritabilidade, intolerância e muitas vezes ideias persecutórias ou repetitivas. Assim, a MTC busca alimentos que possam acalmar a energia do coração.

Desse modo, evite se excitar antes de se deitar e faça a higiene do sono (saiba mais) com os seguintes procedimentos:

- banho morno;

- alimentação leve;

- evite café e bebida alcoólica;

- não coma em excesso.

Alguns tipos alimentos ajudam a melhorar a função do BP, o transportador de energia, como por exemplo: brócolis, couve-flor, broto de feijão, arroz integral e batata. E outros como: mel, castanha e nozes podem favorecer a função do fígado. Assim, todos esses alimentos contribuem para melhorar a qualidade do sono.

A medicina ortomolecular já comprova que esses alimentos são ricos em triptofano, um tipo de aminoácido que pode ser convertido em serotonina. Ou seja, é a matéria-prima para esse neurotransmissor do prazer. Esses alimentos não somente melhoram o sono como também o estado de humor.




Jou Eel Jia

É formado em Medicina pela UNIFESP e é Presidente da Associação de Medicina Tradicional do Brasil (AMC). Professor Titular de Pós-graduação em MTC e Acupuntura do HSPM e Faculdade de Medicina de Jundiaí. Autor dos livros Ch’an Tao, essência da Meditação (editora Sumus) e Ch’an Tao Conceitos Básicos: Medicina Tradicional Chinesa, Lien Ch’i e Meditação (editora Ícone).



ENQUETE

Você ama em conta-gotas?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.