DESTAQUES

Ondas de calor da menopausa podem ser tratadas pela MTC?

Jou Eel Jia 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR
Dicas da MTC: dieta rica em soja, atividade física e equilíbrio da energia

por Jou Eel Jia

Sim. Na visão da MTC, as ondas de calor da menopausa são ocasionadas pela baixa energia yin do rim (jing - reserva energética do organismo).

De acordo com a MTC, essa energia atinge o pico aos 49 anos de idade. A partir daí, se não houver um suporte desse jing, a tendência é esse decair, gerando o calor interno.

Imagine a água que controla o fogo. Esse fogo seria o hormônio e as enzimas, enquanto o jing representaria simbolicamente a água para nutrir essas enzimas e hormônios chamados de tin.

Na medicina ocidental essa é a fase da perimenopausa (período que antecede a menopausa), onde ocorre a queda dos hormônios sexuais. Portanto, o fogacho (ondas de calor) ocorre por falta desses hormônios femininos.

O tratamento na MTC consiste em tonificar o jing, ou seja, regular a atividade hormonal dessa fase da mulher. Isso é feito associado ao uso de fitoterápicos como a isoflavona derivada da soja.

Recomenda-se uma dieta rica em soja, bem como o uso de leite de soja. A atividade física é muito importante, pois sabe-se que a partir dela, ocorre uma melhora na liberação de neurotransmissores e psicohormônios (neuropeptídios ou seja aminoácidos produzidos pelo cérebro que atuam na comunicação das células nervosas), que irão ajudar na liberação desses hormônios sexuais.

Cuidado com atividades estressantes, emoções descontroladas ou excesso de desgaste físico, pois tudo isso poderá piorar as ondas de calor. Isso porque esses fatores geram calor interno (catecolaminas, ou seja, o hormônio do estresse) que consome o jing.




Jou Eel Jia

É formado em Medicina pela UNIFESP e é Presidente da Associação de Medicina Tradicional do Brasil (AMC). Professor Titular de Pós-graduação em MTC e Acupuntura do HSPM e Faculdade de Medicina de Jundiaí. Autor dos livros Ch’an Tao, essência da Meditação (editora Sumus) e Ch’an Tao Conceitos Básicos: Medicina Tradicional Chinesa, Lien Ch’i e Meditação (editora Ícone).



ENQUETE

Você busca a tranquilidade ao acordar?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.