DESTAQUES

O que a MTC recomenda para tratar de diarreia?

Jou Eel Jia 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR
MTC recomenda consumo de chás, frutas e acupuntura

por Jou Eel Jia

Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, a diarreia é uma alteração da energia do baço-pâncreas e fígado, devido ao acúmulo de energia turva, ou seja, má digestão de alimentos contaminados. Isso pode muitas vezes levar a alteração da energia do pulmão.

Essa alteração de energia ocorre devido a uma invasão de bactérias provenientes da alimentação que os orientais chamam de calor interno e os ocidentais chamam de GECA - gastroenterocolite aguda.

Entretanto, alterações do baço-pâncreas e fígado são muitas vezes resultantes de oscilações emocionais crônicas como ansiedade, depressão, estresse... gerando assim a síndrome do colon irritável, retocolite ulcerativa (inflamação da mucosa do intestino grosso) e doença de crohn (doença crônica inflamatória intestinal).

Portanto, nas diarreias crônicas e muitas vezes de causa desconhecida na medicina convencional, a acupuntura tem uma eficácia comprovada aliada a alguns tipos de ervas medicinais como por exemplo: espinheira santa, tanchagem, romã, goiabeira, etc.

Para aliviar os sintomas que acompanham a diarreia como flatulência, cólicas, pode-se tomar chá de erva doce, camomila, bardana e guaçatonga.

Como tomar os chás?

Os chás um punhado (equivalente a 3 gramas) de cada para 3 xicaras e tomar uma xícara 3 x ao dia.

Alguns tipos de frutas também podem ajudar como por exemplo: banana macã e maçã ralada. Esperar a maçã ralada ficar escura, ou seja, oxidar. O processo de oxidação é a conversão em pectina, um principio ativo que tem a função de eliminar as bactérias e reduzir a taxa de colesterol no sangue.

Atenção:

É preciso procurar um profissional idôneo e capacitado para aplicar a acupuntura. As informações estão no link abaixo.

Como escolher um acupunturista e quando o tratamento é recomendado - clique aqui e leia




Jou Eel Jia

É formado em Medicina pela UNIFESP e é Presidente da Associação de Medicina Tradicional do Brasil (AMC). Professor Titular de Pós-graduação em MTC e Acupuntura do HSPM e Faculdade de Medicina de Jundiaí. Autor dos livros Ch’an Tao, essência da Meditação (editora Sumus) e Ch’an Tao Conceitos Básicos: Medicina Tradicional Chinesa, Lien Ch’i e Meditação (editora Ícone).



ENQUETE

Qual candidato à Presidência terá mais condições de melhorar o índice da FIB (Felicidade Interna Bruta) e o do IDH (índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.