DESTAQUES

Qualidade do sono é essencial para desempenho escolar e profissional

Redação Vya Estelar 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR
Durma sempre no mesmo horário

Da Redação

Se no período de estudos fazemos muitos amigos, crescemos como seres humanos e ganhamos uma visão ampliada do mundo, por outro, é o período de desgaste físico, psicológico e emocional.

A rotina corrida de acordar cedo, ir para o trabalho ou estágio, almoçar e ler ao mesmo tempo, sair da empresa, ir para a escola ou faculdade, voltar para casa, desenvolver uma atividade escolar, tomar banho, comer algo prático e, só depois de tudo isso, enfim, dormir, não é nada fácil.

Privar-se do sono pode ser um grande problema na vida do estudante, pois uma noite maldormida é suficiente para diminuir o reflexo, alterar a personalidade, causar irritabilidade, dificuldade de concentração, aumento da fadiga e do estresse.

"É importante lembrar que temos uma fase do sono, chamada REM, que é a responsável pelo processamento de informações e fixação da memória. Ou seja, nunca, em véspera de provas, passe a noite em claro, pois tudo o que você aprendeu, pode ser perdido", explica o Prof. Dr. Luis Vicente Franco Oliveira, coordenador do Laboratório do Sono de uma universidade paulistana.

Como não é possível abrir mão das atividades desenvolvidas no dia-a-dia, o ideal para o estudante é aproveitar para ter qualidade nas horas em que dorme. Para isso, é necessário manter a higiene do sono.

Faça a higiene do sono

- Evite a prática de atividades físicas intensas antes de se deitar;

- Durma sempre no mesmo horário;

- Não deixe luzes acesas na hora de dormir e fique no máximo de silêncio possível;

- Não tenha televisão no quarto e não durma ouvindo música;

- Evite refeições pesadas antes de ir para cama e não durma com fome;

- Evite substâncias estimulantes como café, chás pretos e refrigerantes à base de colas.

Para não ter sono durante o dia, o ideal é ficar exposto à luz solar, de preferência, sem óculos escuros.

"Nós temos um hormônio, chamado melatonina, que é um indutor do sono. Ele é gerado quando estamos no escuro ou fechamos os olhos. Por outro lado, se não nos expusermos à luz solar, será reduzida a sua formação e teremos menor propensão de sentir sono", exemplifica.




Redação Vya Estelar

Ângelo Medina é editor-chefe do portal Vya Estelar. É jornalista e ghost writer. Com 30 anos de experiência, iniciou sua carreira na cobertura das eleições à Prefeitura de São Paulo em 1988 (Jornal da Cultura). Trabalhou no Caderno 2 - O Estado de São Paulo, Revista Quatro Rodas (Abril). Colaborou em diversas publicações e foi assessor de imprensa no setor público e privado. Concebeu o site Vya Estelar em 1999. É formado em Comunicação Social pela UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora.



ENQUETE

É possível ser você mesmo no ambiente de trabalho?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.