DESTAQUES

Pessoas fracas se esforçam muito para nunca mudar de opinião

Luiz Alberto Py 01/01/2016 PSICOLOGIA
Certezas absolutas e verdades inabaláveis: repertório de mentes infantis

por Luiz Alberto Py

Certezas absolutas e verdades inabaláveis fazem parte do repertório de mentes infantis.

Comumente, pais e educadores formulam conceitos prontos, ideias preconcebidas e os apresentam como sendo verdades absolutas e inquestionáveis.

Na puberdade, em um movimento natural e espontâneo, os adolescentes começam a desenvolver uma saudável desconfiança sobre o que lhes foi dito e o que aprenderam ao longo dos primeiros anos de vida.

Mas na maioria das pessoas, esse processo de questionamento e revisão perde o fôlego na medida em que os jovens vão se tornando adultos e novas preocupações invadem suas vidas.

Ocorre então um processo de cristalização de conhecimentos e conceitos. Tal processo ajuda as pessoas a solidificarem seus pensamentos, o que nessa fase da vida contribui para um melhor posicionamento frente às novas dificuldades existenciais que se apresentam.

É desejável que, indo em direção à maturidade e à sabedoria, cada um de nós mantenha ou recupere a capacidade de mudar de opinião e aprender com as novas experiências. Temos que ter cuidado com isto, pois já foi dito que pessoas fracas se esforçam exageradamente para nunca mudar de opinião.




Luiz Alberto Py

É médico psiquiatra e psicanalista. Clinica no Rio de Janeiro e faz palestras por todo o Brasil. Publicou em 2002 o best-seller "Olhar acima do horizonte", em 2004: "A felicidade é aqui" e "Saber amar" todos pela editora Rocco. Mais informações: http://doutorpy.blogspot.com



ENQUETE

Você se sente infeliz no trabalho?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.