DESTAQUES

Foco é feito principalmente de exclusões

Dulce Magalhães 01/01/2016 AUTOCONHECIMENTO
Foco é feito principalmente de exclusões
Fonte: Imagem: Pixabay
Focar também é deixar de lado o que não queremos

por Dulce Magalhães

Imagine poder viajar no tempo e saber com antecedência tudo que virá.

A boa nova é que todos nós somos capazes de predizer o próprio futuro ao escolher como vamos viver o presente. Não temos como afirmar o que vai acontecer no próximo ano com o mercado, mas podemos saber desde já quem vai triunfar nesse ambiente que não pode ser previsto. Cada pessoa pode desenhar seu mapa de acordo com suas prioridades de vida, mas ninguém que aspire ao sucesso pode deixar de mapear seus sonhos.

Seis estratégias para construir o futuro que você tanto sonha!

1ª) Estabeleça alvos - com clareza

Não existem bons caminhos para quem não sabe para onde vai. É preciso estabelecer alvos claros, saber o que se quer, ter compromisso com os próprios sonhos. Para atingir nossos alvos precisamos ter foco, e isso significa excluir o que não é importante. Focar não é apenas eleger o que queremos, mas também deixar de lado o que não queremos.

Um atleta olímpico quer melhorar a performance e quebrar recordes, para isso ele precisa treinar todos os dias e insistentemente perseguir sua autossuperação, contudo ele vai precisar também deixar de lado uma série de outras questões de menor importância em sua vida, como beber, dormir tarde ou se entregar à boa mesa.

Foco se faz, principalmente, de exclusões, deixando em nosso campo de visão somente a meta que se quer alcançar.

2ª) Desenvolva talentos - todos têm capacidades a explorar e a desenvolver

É imprescindível o desenvolvimento constante. Todos temos capacidades que podem ser melhor exploradas e mais profundamente desenvolvidas. A verdadeira prova do saber é a aplicação de nosso conhecimento. E quanto menor o tempo entre a aprendizagem e a ação, maior será a fixação da informação e a geração do conhecimento.

E a competência, que é o domínio de determinada atividade, só pode ser alcançada através da aprendizagem. Portanto, o maior diferencial competitivo é aprender a aprender, para aprender sempre.

3ª) Forme sua rede - rede de contatos é a fonte onde expandimos nosso potencial e maximizamos resultados

Invista em relacionamentos produtivos. Nossos relacionamentos são um espelho de nós mesmos, pois refletem nossa conduta, valores, critérios e méritos. Forme sua rede de contatos, fortaleça sua rede de amizades, enobreça sua rede familiar.

A rede de contatos é a fonte onde expandimos nosso potencial e maximizamos resultados. Pode, inclusive, ser nossa salvação no momento que precisamos de um apoio frente a um acidente, na busca de uma colocação no mercado ou mesmo para agilizar decisões e processos de mercado. Quem investe tempo, capacidade e afeto em sua rede de contatos garante não só melhores resultados, mas uma vida mais plena.

4ª) Organize-se - toda ordenação começa na mente

Faça sempre o mais importante primeiro. Organize seu dia, sua semana e seu mês de acordo com seus propósitos prioritários. Seu ambiente de trabalho, sua pasta, seus materiais também devem ser organizados de forma a reproduzir o que você deseja para sua vida. Aprenda a ter tempo livre para o que é estratégico, essencial. Domine técnicas de planejamento e cuide de seu tempo com a avareza daqueles que sabem que este é o maior tesouro que nos é legado. Organize seu dia como uma réplica exata do que você quer para sua vida.

A organização é a base onde construímos nosso sucesso. Uma base sólida, bem estruturada nos permite a elevação de nossas realizações a alturas imensuráveis. Perceba quais são suas falhas em termos de organização e monte um plano para alterar essa condição.

Na medida que você se organizar melhor, seus resultados também vão aparecer com mais força, porque toda ordenação começa na mente, é lá que travamos a batalha onde temos que superar a nós mesmos, vencer nossa imobilidade, nossos medos e nossas dificuldades para alcançar o triunfo que sonhamos.

5ª) Discipline-se - processo progressivo de mudanças na vida é disciplina

Não é preciso viver a ansiedade de horários rígidos e práticas rigorosas, basta determinar pequenas e constantes mudanças em nossos hábitos. A disciplina é um método para promover essa mudança de forma orientada e consistente. Eleja alguma parte de sua rotina, um hábito que você queira modificar, deixar de fazer ou incorporar e trace um plano para chegar a isso. Todos os dias faça um pouco, mas sinta que há um processo progressivo de mudança se instalando em sua vida. Isso é disciplina.

Melhorar a alimentação, praticar atividade física, dominar um idioma, aprender uma técnica profissional, treinar uma atitude mais pró-ativa. Enfim toda e qualquer mudança vai exigir disciplina. O que precisamos pensar é nas vantagens que aquela nova conduta nos trará e, sempre que sentirmos o desânimo ou a acomodação se instalando, voltarmos ao projeto inicial e reforçarmos as razões pelas quais decidimos a mudança.

Um passo de cada vez, mas sempre um atrás do outro, para chegarmos onde queremos estar.

6ª) Seja flexível - às mudanças

"A única constante é a mudança". Não podemos ficar parados em uma situação, ideia ou método, correndo o risco de sermos atropelados pelo movimento contínuo que a mudança produz. Não há como escapar da mudança, ela está por toda parte, dentro e fora de nós.

É preciso ser flexível e ir dando respostas conforme as demandas forem acontecendo. Esse é o desafio desses tempos modernos. Para isso é preciso estar em sintonia fina com as oportunidades e atento aos sinais de mudança, tendo sempre em mente que o futuro pertence aos mais preparados. Reflita sobre isto.




Dulce Magalhães

Ph.D. em Filosofia com foco em Planejamento de Carreira pela Universidade Columbia (USA); Mestre em Comunicação Empresarial pela Universidade de Londres (Inglaterra); autora dos livros: O foco define a sorte; Manual da Disciplina para Indisciplinados; Superdicas para Administrar o Tempo e Aproveitar Melhor a Vida. Especialização em Educação de Adultos pelas Universidades de Roma (Itália) e Oxford (Inglaterra).



ENQUETE

Atração física não basta, tem que haver atração mental. Você concorda?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.