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Posições favoráveis e desfavoráveis ao sono reparador e à saude

Juliana Prestes Mancuso 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR

por Juliana Prestes Mancuso

A posição ao deitar-se para dormir, o colchão e o travesseiro podem influenciar a saúde da coluna.

Durante o sono o decúbito dorsal (deitar com a barriga voltada para cima) e lateral (para os lados esquerdo ou direito) são as melhores posturas.

O ideal para quem não tem dores é dormir de lado, mas se há lesões já instaladas na coluna ou problemas respiratórios o melhor é dormir de barriga pra cima.
Ao estar de lado a coluna fica reta desde que seguido os coxins (travesseiros entre os braços e pernas) pois permite o repouso dos músculos, já que eles não precisam trabalhar durante a noite toda para encontrar uma posição confortável e para manter a postura correta.

Deve-se evitar dormir de barriga para baixo, já que isso pode agravar as dores nas costas e no pescoço. Além disso, pessoas que apresentam dor nas costas devem evitar dormir com a barriga para baixo.

Devemos utilizar um travesseiro da altura do ombro ao dormir de lado e em decúbito dorsal. O travesseiro deve ser bem baixo, exceto para pessoas com hipercifose (giba), ou seja, aumento pronunciado da concavidade da curva torácica, que necessitam de travesseiros mais elevados.

O uso inadequado do travesseiro pode desencadear contratura muscular na região cervical, o chamado torcicolo, que causa dor intensa e rigidez no pescoço. Geralmente, a tensão muscular reduz durante o primeiro ou segundo dia com a utilização de analgésicos e com o uso de colar cervical, forma de imobilizar parcialmente a coluna cervical.

Para dormir melhor o ideal é colocar o travesseiro sob a cabeça e não sob os ombros; evite travesseiros com muito enchimento, pois eles não deixam a cabeça descansar em uma posição neutra.

Dormir de lado com os joelhos levemente dobrados e com um travesseiro entre os joelhos é ideal.

E para manter uma melhor acomodação dos ombros é importante nessa posição dormir abraçando uma almofada, um travesseiro ou até mesmo o companheiro. Essa é a melhor maneira de manter uma postura corporal adequada enquanto permanecer deitado.

Evite torcer as pernas em direção ao tórax. Se for necessário dormir de barriga pra cima, coloque um travesseiro sob os joelhos para dar um apoio à curvatura normal da parte inferior das costas (a coluna lombar).

Colchão

Muitos fabricantes de colchões promovem os de superfície extrafirme, mas pode ser que o colchão seja firme demais. Do mesmo modo, alguns colchões podem ser macios demais, especialmente os que possuem uma cobertura extramacia de penas. Nenhuma das duas situações permite o repouso dos músculos, já que eles precisam trabalhar durante a noite toda para encontrar uma posição confortável e para manter a postura correta. Isso gera sensação de cansaço ao acordar.

O importante é que o corpo mantenha-se alinhado no colchão sem afundar ou arquear e que a pessoa sinta conforto ao deitar




Juliana Prestes Mancuso

É formada pela Universidade Anhembi Morumbi, especializada em Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica pelo Instituto Cohen de Ortopedia e Medicina Esportiva, Fisiologia do Exercício pela Universidade Veiga de Almeida, Fisioterapia do Sistema Musculoesquelética pela Universidade São Marcos e em acupuntura e medicina chinesa pelo Centro Científico Cultural Brasileiro de Fisioterapia. É responsável pelo site e grupo de discussão Fisioterapeutas Plugadas.



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