DESTAQUES

Como posso dizer aos meus pais que eu estou namorando?

Anette Lewin 01/01/2016 PSICOLOGIA
Confiança se conquista aos poucos

por Anette Lewin

"Tenho 12 anos e o meu pai fala que eu não posso namorar, então eu estou namorando escondida."

Resposta: Aos doze anos você ainda deve satisfação de seus atos a seus pais. Você, porém, já pode fazer algumas escolhas desde que esteja amadurecida para isso. Namorar, implica em saber escolher uma pessoa adequada para você e em saber como se comportar frente a essa pessoa; implica em saber quando dizer sim e quando dizer não; implica em estabelecer limites tanto afetivos quanto sexuais e, principalmente, implica em dividir seu afeto entre essa pessoa e as pessoas que cuidam de você, seus pais e sua familia...

Se você está namorando e tem vontade de dividir essa situação com seus pais, ótimo! Você deve mostrar a eles, com atitudes, que já entende o que é um namoro na sua idade e que sabe os limites desse namoro. Converse sobre o tema, diga o que pensa e responda as perguntas que eles fizerem para você. Sim, porque eles vão querer testar seu amadurecimento perguntando coisas, não é? E se você responder calmamente, certamente terá mais credibilidade do que se ficar brava ou emburrada. Lembre-se que confiança se conquista aos poucos. E isso vale tanto para a confiança de seus pais quanto para a do garoto que você está namorando!

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. A psicóloga Anette Lewin responderá sobre relacionamento amoroso, conflitos na vida a dois e conjugal. Esta resposta possui dois formatos: 1º formato: responder as perguntas enviadas pelos leitores. 2º) formato: de A a Z, explicar através de uma palavra em específico (verbete) o significado do que sentimos ao amar. Esta palavra será extraída de um e-mail enviado pelo leitor a esta coluna. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



Anette Lewin

É psicóloga graduada pela PUC/SP. É psicoterapeuta de adultos e adolescentes em consultório particular desde 1975 até a presente data. É coach em saúde mental.



ENQUETE

Você se considera uma pessoa impulsiva?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.