DESTAQUES

Já estou de férias marcadas e meu chefe me quer no novo projeto. O que eu faço?

Roberto Santos 01/01/2016 COMPORTAMENTO
Não existe uma resposta absoluta para essa questão

por Roberto Santos

Resposta: O tempo da lealdade cega e incondicional dos funcionários com relação aos chefes e empregadores acabou há décadas. Apesar de alguns chefes arcaicos ainda se sentirem como feitores de escravos, mas esses estão em fase de extinção, felizmente.

Antes dessa lealdade dos empregados acabar, terminou também a garantia de emprego incondicional dos empregadores em relação aos subalternos. A relação presente é de troca e de mensuração da equidade nessa troca. Assim, não existe uma resposta absoluta à sua pergunta. Nesse caso, se o projeto é crítico e está numa fase de cronograma que não pode atrasar, se seus compromissos de férias não envolvem despesas previamente comprometidas com passagens e hotéis, você poderia considerar sua flexibilidade.

Outro aspecto mais importante: se seu chefe não faz esses pedidos com frequência e se mostra flexível com suas necessidades quando acontecem, ou ainda, se disponha a compensá-lo pelos prejuízos materiais com o cancelamento, você deveria retribuir ou conseguir uns "créditos" para quando precisar daquela "ponte" tão almejada. Por outro lado, se nada disso acontece e você já está de olho em outro emprego, deveria considerar negar o pedido que estaria no seu direito, mas poderia gerar alguns consequências mais sutis com o tempo.




Roberto Santos

Profissional de Recursos Humanos, com mais de 40 anos de atuação no mercado, Roberto teve diversas posições como profissional e executivo de RH em multinacionais de grande porte. É sócio-diretor da Ateliê RH, consultoria com mais de 14 anos de atuação no mercado, e distribuidor Hogan no Brasil. Mais informações: www.atelie-rh.com.br



ENQUETE

Você revidaria uma traição?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.