DESTAQUES

Existe algum exercício para favorecer a dilatação na hora do parto?

Milena Imaizumi 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR

por Milena Liste

"Oi doutora queria muito saber que exercício posso fazer para dar dilatação mais rápido para ganhar meu filho. Não aguento mais de tanta dor na minha barriga."

Resposta: Algumas dezenas ou unidades de horas que antecedem o parto, quando devidamente assistida por uma enfermeira obstétrica ou fisioterapeuta especializada em obstetrícia, a gestante poderá deambular (caminhar) para favorecer a dilatação.

Essa deambulação será num ritmo lento, sem dor no ventre ou no baixo-ventre e nos momentos das contrações a gestante para imediatamente de deambular e se concentra na respiração lenta e pausada.

Em algumas salas destinadas ao pré-parto, a gestante poderá receber orientação para sentar numa bola (bola suíça ou bola para ginástica) e realizar movimentos rotatórios do quadril. Vale lembrar que todas as fases do parto devem ser rigorosamente observadas pelo ginecologista obstetra.

Quanto às dores pélvicas (região da bacia), é comum a partir do oitavo mês de gestação ou a partir de 32 semanas gestacionais, contrações, onde a “barriga fica dura e dolorida” de um momento para outro. Toda ocorrência desses sintomas deve ser relatada ao médico ginecologista, pois sintomas de dores no ventre ou no baixo-ventre pode ser indicação de infecções, hemorragias ou situações normais, como por exemplo a relatada aqui acima. Mas somente o médico saberá avaliar corretamente.

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. A professora de educação física e fisioterapeuta Milena Imaizumi responderá e-mails relacionados à saúde da mulher na área da atividade física, fisioterapia/obstetrícia, ginástica postural, ergonomia e RPG. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail não serão publicados.

ENVIAR PERGUNTA



Milena Imaizumi

Educadora física, pós-graduada em Fisiologia do Exercício e fisioterapeuta, pós-graduada em Fisioterapia Desportiva. Desde de 1997, atua como personal trainer há 15 anos na área de ginástica postural e RPG. Desde 2007, na área de uroginecologia trabalha com orientação e conscientização da saúde do homem, da mulher e de atletas quanto a musculatura pélvica e afecções. Supervisiona o curso de Fisioterapia em Obstetrícia e Uroginecolocogia da UNIFESP.



ENQUETE

Quem não tem cão caça com o “ex”, que está receptivo. Você concorda?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.