DESTAQUES

Entenda os transtornos de ansiedade e saiba os sintomas

Karina Simões 01/01/2016 PSICOLOGIA
Mulheres que têm transtornos não compreendem o que se passa com elas

por Karina Simões

Percebo na minha prática clínica, uma demanda de mulheres à procura de ajuda devido a inúmeros transtornos de ansiedade.

A tripla jornada com as funções de mãe, esposa e da vida profissional faz com que a mulher ora consiga lidar com toda essa nova dinâmica, ora se perceba sem rédeas da situação, entrando em crise consigo, com a família e a sociedade. É sempre bom lembrar que os transtornos de ansiedade de uma forma geral são multicausais, assim uma soma de fatores agregados podem ou não desencadear o gatilho do início de um transtorno.

Assim, vejo a necessidade de alertar sobre alguns transtornos de ansiedade que acometem homens e mulheres.

Muitas mulheres têm sido vítimas sem compreender o que se passa com elas.

Transtornos de ansiedade:

1. Transtorno de ansiedade generalizada (TAG)

Tensão motora, tremores, inquietação, cefaleias, hiperatividade, falta de ar, sudorese excessiva, palpitações, sintomas gastrointestinais, estado de vigília, irritabilidade e sobressaltos.

2. Transtorno de estresse pós-traumático (TEPT)

Revivência dolorosa do evento através de sonhos ou de pensamentos, evitação persistente de coisas que lembrem o trauma, senso de responsabilidade comprometido, hiperexcitabilidade constante, sensação de vigilância, medos.

3. Transtorno de pânico (TP)

Sensação de intenso desconforto e temor, palpitações ou ritmo cardíaco acelerado, sudorese, tremores ou abalos, falta de ar, dor torácica, náusea, sensação de desmaio, sensação iminente de morte ou de que vai enlouquecer, formigamentos ou calafrios.

4. Fobia específica e fobia social

Fobia específica: medo de barata, de andar de avião, de dirigir, de altura, de elevador, etc.

Fobia social: As pessoas acometidas não saem de casa, não se envolvem socialmente, sofrem isoladas e com isso podem até desenvolver um mecanismo compensatório de estratégia, tendo um vício pelo contato virtual.

Surgimento de severa ansiedade quando a pessoa é exposta a uma situação ou objeto específico ou quando prevê essa exposição, devido a um medo existente e persistente.

5. Transtorno obsessivo compulsivo (TOC)

Pensamentos obsessivos que produzem intensa ansiedade, levando a rituais compulsivos para alívio dos sintomas ansiosos: lavar as mãos "X" vezes para se sentir mais limpa; pensamentos obsessivos religiosos - rezar compulsivamente para se livrar de alta ansiedade, vinculando a reza à diminuição e alívio dos sintomas; ritual de checagem - contam e fazem checagem de coisas e situações vividas, tipo fechou ou não a porta ao sair, desligou ou não o gás antes de sair de casa, esqueceu ou não algo em casa ao sair...

Essas informações não substituem uma consulta com um profissional. São informações meramente educacionais e de alerta. Portanto, caso se identifique com alguma informação, procure ajuda.




Karina Simões

Psicóloga clínica cognitivo-comportamental. Possui especialização em Psicologia da Saúde e Desenvolvimento pela UFRN. Especialização pela Faculdade de Medicina do IPHC da USP. Membro da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas - FBTC. Mais informações: www.karinasimoes.com.br



ENQUETE

Qual candidato à Presidência terá mais condições de melhorar o índice da FIB (Felicidade Interna Bruta) e o do IDH (índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.