DESTAQUES

Faça amizade com você mesmo

Emilce Shrividya Starling 01/01/2016 AUTOCONHECIMENTO
Faça amizade com você mesmo
Mentalize muitas vezes: dentro de mim existe a força infinita!

por Emilce Shrividya Starling

Algumas pessoas dizem que ficam cansadas e doentes de tanto trabalhar e ficam com esgotamento nervoso de tanto exercício mental. Mas existem aquelas que a força interior e a saúde aumentam quanto mais trabalham e se exercitam mentalmente.

Qual será o segredo para não sentir cansaço e fortalecer e aumentar a força física, mental e espiritual?

Não é difícil, pois dentro de cada um de nós existem todas as forças que precisamos para trabalhar, estudar e sermos mais felizes. Quem descobre essa força interior tem êxito em tudo que faz.

Quando alguém pensa ser apenas um corpo material que se desgasta quanto mais se usa, ele se enfraquece e adoece. Porém, quando sabe que é um filho de Deus, dotado de força infinita, trabalha e estuda cheio de agradecimento, acreditando que dentro de si existe a fonte da força infinita.

Aprendi com o Mestre Masahuru Taniguchi, da Seicho-No –Ie, como invocar essa força interior quando me sinto cansada ou tenho desafios a vencer. Ele ensina a mentalizar constantemente essas palavras, durante dois ou três minutos, quando se cansar e para readquirir força:

“Ó Deus que estais no âmago de minha alma e que sois a força infinita, manifestai-Vos vigorosamente!”

Esse método funciona e é tão fácil.

Quando estiver no ônibus, no metrô, indo para o trabalho ou para a escola, feche os olhos e invoque essa força infinita com essas palavras. Pode também mentalizar com os olhos abertos, quanto está dirigindo, nadando, praticando esportes, fazendo caminhadas ou corrida.

Experimente isto e perceba como logo se sente renovado e com um novo vigor. Com a prática contínua, você adquire autoconfiança, pois de seu interior surgem mais habilidade e talentos. Seu corpo se tornará mais saudável, aumentando a capacidade da memória e eficiência em seus afazeres.

Compreenda que de nada adiantará se fizer duas ou três vezes e desistir. Você deve adquirir o hábito de dirigir essa afirmação positiva, em apenas alguns segundos, ao mais íntimo de si mesmo. E assim, você conseguirá se concentrar, recobrar a tranquilidade e superar as dificuldades com mais desembaraço.

Em vez de ficar pedindo auxílio dos outros, é mais fácil chamar a força infinita que está dentro de você. Não fique apenas lendo esse texto, pratique! Aja! Saia da teoria e descubra que essa força está em você.

Sem fazer pedidos, Deus já nos deu tudo que precisamos, mesmo que não lembremos Dele, Ele nunca se esquece de nós. Entretanto, por meio da força da palavra, de mentalizações positivas, nós extraímos de dentro o que necessitamos e despertamos a autoconfiança.

A força infinita é como um diamante que temos dentro do bolso, sem perceber que o temos. Dentro desse “diamante”, dessa chama divina existe um tesouro interior. No entanto, se não tivermos consciência disto e não lembramos de sua existência, não poderemos obter o que desejamos.

Mentalize, muitas e muitas vezes: “Dentro de mim existe a força infinita! E, com essas simples palavras, desperte esse poder.

Que obstáculos impedem que essa força infinita se manifeste?

Sentimentos de raiva, ódio, mágoas, insatisfação, avareza, tristeza, cobiça, preocupação com o futuro e amargura pelo passado são fortes atritos mentais. Tais emoções desgastam e consomem inutilmente a força infinita que está surgindo de dentro e causam atrito entre as pessoas.

Assim com uma máquina precisa de lubrificante para diminuir o atrito entre as peças e evitar o consumo desnecessário de energia, o mesmo acontece conosco. Se houver atrito no coração, essa força interior é desperdiçada e consumida por esses venenos da mente.

Quais seriam os lubrificantes da mente?

Temos “óleo-gratidão”, “lubrificante-alegria”, “lubrificante-amor”.

Mas onde se encontram esses lubrificantes? Estão dentro de você mesmo. Busque-os dentro de si mesmo.

Sinta gratidão que amacia a mente e faz desaparecer a insatisfação e atrito entre as pessoas. Extraia da palavra ‘obrigado’ a força motriz que trará harmonia.

Quando acontecimentos desagradáveis acontecerem, ou se sentir deprimido, feche os olhos e mentalize: “Como sou filho de Deus e tenho a proteção de Deus, as coisas só têm que melhorar para mim”. Adquira o lubrificante-alegria, dirigindo a si mesmo as palavras:

“Somente coisas boas acontecerão para mim”

Para amaciar e abrir seu coração, extraia da fonte interior, o óleo-amor. Se você se cansa, fica doente por causa do trabalho é porque falta amor ao que faz. Tem preocupações desnecessárias pelas coisas do futuro e tem medo em relação ao trabalho.

Trabalhe e estude com gratidão e prazer, sem medos e com determinação, assim se sentirá mais forte e sadio.

Se tem atritos nos relacionamentos é porque está faltando amor. Amor que é paciência, respeito, aceitação, bondade, compaixão, gratidão. Amor é a força que cura as dores da alma, cura os sofrimentos e alivia o peso do trabalho.

Cultive mais o amor distribuindo compreensão e amabilidade.

Fique em paz! Deus em mim saúda e agradece Deus em você!




Emilce Shrividya Starling

É formada em Yoga pela Federação de Yoga do Brasil e Centro de Estudos de Yoga Narayana/S.P, com aperfeiçoamento em Hatha Yoga e Meditação nos Estados Unidos. É professora de Hatha Yoga em Santos (SP), desde 1989. Atualmente ensina Filosofia do Yoga e Meditação.



ENQUETE

Você se sente seguro (a) andando pelas ruas do Brasil?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.