DESTAQUES

Como ser aprovada numa dinâmica de grupo?

Roberto Santos 01/01/2016 COMPORTAMENTO
Reflita sobre que tipo de comportamento seria esperado nesse cargo

por Roberto A. Santos

"Já participei de algumas dinâmicas de grupo e não obtive sucesso. Gostaria de saber qual é o segredo para ser aprovada?"

Resposta: O uso de dinâmicas de grupo em processos de seleção, para complementar as entrevistas e testes, tem sido muito comum. O objetivo desta técnica em processos seletivos é a simulação de algumas situações em que os comportamentos dos candidatos são observados numa situação fictícia, em contato com outras pessoas. Diferentemente de um teste ou uma entrevista, na dinâmica de grupo (se bem escolhida e bem conduzida...) se obteria uma amostra de como a pessoa age normalmente.

Bem, se você tem certeza de que o que a reprovou nos processos seletivos que menciona foi a dinâmica de grupo, você deveria rever consigo mesma, como se comportou, do começo ao fim: falou demais, falou de menos, foi agressiva com outro participante, tomou iniciativa, dominou a reunião e não deu espaço para outros? Naturalmente, os comportamentos esperados dependem da natureza do cargo que estava se candidatando. Portanto, quando for participar da próxima dinâmica, primeiramente, procure saber mais sobre o cargo e os requisitos. Depois, reflita sobre que tipo de comportamento seria esperado nesse cargo e, se isso for natural para você, mostre-se naturalmente! Mas, se você tiver que fingir, é melhor procurar outra vaga.




Roberto Santos

Profissional de Recursos Humanos, com mais de 40 anos de atuação no mercado, Roberto teve diversas posições como profissional e executivo de RH em multinacionais de grande porte. É sócio-diretor da Ateliê RH, consultoria com mais de 14 anos de atuação no mercado, e distribuidor Hogan no Brasil. Mais informações: www.atelie-rh.com.br



ENQUETE

Você ama em conta-gotas?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.