DESTAQUES

Saiba se aquela dica de beleza da sua mãe realmente funciona

Sonia Corazza 20/07/2017 SAÚDE E BEM-ESTAR
Saiba se aquela dica de beleza da sua mãe realmente funciona
Fonte: Juliana Paes no papel de 'Bibi Perigosa' da novela A Força do Querer Google Imagens
Há dicas baratas e eficazes

por Sonia Corazza

A atriz Juliana Paes em vez de usar cremes caríssimos para para manter a beleza de sua pele, utiliza principalmente uma boa pomada contra assaduras, dessas próprias para bebês. Ela usa para afinar a pele do pé e até para diminuir as olheiras.

Algumas fórmulas bem simples resistem ao tempo, à tecnologia e às inovações, mantendo sua qualidade e performance através de décadas. Você certamente aprendeu com sua mãe, avó, alguma amiga ou até esteticista uma dica de um desses produtos baratinhos, que funcionam de verdade. Mas como saber se são mesmo funcionais e adequados?

Entenda como sua pele funciona

A pele é um órgão de defesa para nosso organismo. Funciona como uma barreira protetora contra tudo o que pode representar perigo e desequilibrar a organização interna.

Para manter sua superfície intacta e resistente, a pele produz uma mistura de água, sais minerais, alguns ácidos e gorduras, essa mistura cremosa chama-se emulsão epicutânea e é exatamente essa composição que os cosméticos que se destinam a reforçar a proteção natural da pele pretendem mimetizar.

Entendendo isso já fica fácil escolher um creminho antiguinho e bom. Procure esses itens na bula descritiva dos ingredientes que compõem a fórmula, pois ajudam na reposição do manto natural protetor da pele.

"Gorduras do bem"

Óleos vegetais como oliva, amêndoas, macadâmia, girassol e gergelim possuem uma composição graxa bem similar àquela encontrada na emulsão epicutânea. Essas gorduras 'boazinhas' impedem a perda de água que está presente nas camadas superiores da pele. Mantendo essa umidade intacta a pele permanece hidratada, viçosa e elástica.

Se o creme baratinho apresentar um ou mais desses ativos, preferencialmente obtidos por um processo de prensagem a frio das sementes de origem, certamente o produto vai proporcionar emoliência e maciez à pele.

As manteigas também são bem-vindas. Prefira as manteigas de cupuaçu, karitée, ilipê e muru-muru, que revestem a superfície da pele com um filme protetor.

Mas sempre é bom lembrar que...

É importante verificar se o fabricante é respeitado e se a empresa tem os produtos devidamente registrados no Ministério da Saúde, o que você verificar na parte traseira do rótulo, juntamente com os dados de endereço e SAC. Além disso, o mais simples dos mais simples produtos pode causar irritação ou alergia em pessoas pré-dispostas, portanto sempre é bom testar antes na dobra interna do cotovelo antes de aplicar no rosto ou corpo. Aplique um pouco do produto nessa pele delicada e dobre o braço, permanecendo assim por 10 minutos. Se após este período nenhuma manifestação de desconforto, coceira ou vermelhidão aparecer, você poderá usar.

Também não espere efeitos de estímulo da renovação celular nas camadas mais internas da pele, ou mesmo grandes alterações na aparência de rugas e linhas, pois estas são frentes que devem ser atacadas com tecnologia e ativos que sejam direcionados para estimular mecanismos mais sofisticados da pele.

Usar sabonetes formulados para bebês, loções e cremes hidratantes básicos e bons óleos vegetais para massagem se constitui como boa e barata escolha. Economize e realize algo de bom para sua pele.




Sonia Corazza

É engenheira química especializada em Cosmetologia. Tem 25 anos de experiência como formuladora de cosméticos. Atuou em empresas líderes no setor. É autora do livro Beleza Inteligente (Madras). Mais informações: www.belezainteligente.com.br



ENQUETE

Eleição presidencial no Brasil se transformou em plebiscito de Bolsonaro?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.