DESTAQUES

O que a mãe diz pode dar ou tirar a força dos filhos

Saulo Fong 01/01/2016 COMPORTAMENTO
É inegável a influência que as mães têm sobre seus filhos

por Saulo Fong

Infelizmente, muitas mães ainda não têm consciência de seu poder sobre eles. É através delas que a maioria dos valores e crenças pessoais é transmitida para os filhos. Isso acontece devido à forte ligação que se forma entre a mãe e seu filho(a).

Basta apenas observar a interação de um bebê perto de sua mãe. Qualquer bebê necessita e quer a atenção primeiramente da mãe. Se a mãe não estiver disponível, a criança irá procurar muito provavelmente o pai. Caso ambos não estejam disponíveis, ela buscará a atenção de qualquer adulto que esteja disponível.

A primeira infância que vai do nascimento até os seis anos de idade, é a fase onde acontece o maior desenvolvimento cerebral do ser humano. Nessa fase, os estímulos externos são registrados com mais força e facilidade na criança. Neste artigo trato apenas dos estímulos mentais que acontecem através da comunicação verbal.

Como se forma uma crença?

Uma crença se forma a partir de uma ideia repetida inúmeras vezes até se tornar uma verdade para a pessoa. Quando essa ideia é dita e repetida pela própria mãe, a influencia é ainda potencializada. Quando uma mãe diz ao filho frases como: "Você é chato" ou "Você não aprende", essas ideias agem diretamente no estado mental e emocional da criança influenciando-a até mesmo na fase adulta. Uma pessoa que acredita ser chata pode ter um constante sentimento de inadequação.

Pergunta certeira para guiar a educação dos filhos

Uma pergunta que pode ajudar a guiar a mãe na educação do seu filho é:

- Ao dizer o que estou prestes a dizer, estou dando ou tirando a força do meu filho (a)?

Com relação à reflexão e à consciência dos próprios atos, mais vale a mãe questionar do que afirmar, pois perguntas geram possibilidades enquanto as repostas apenas definem uma situação.

Conhecer e estudar os mecanismos e as dinâmicas da mente humana é essencial para educar crianças mais resilientes (com capacidade de superar dificuldades), conscientes e maduras emocionalmente.




Saulo Fong

Master Coach e Terapeuta Transpessoal do Instituto União em São Paulo. Especialista em integração mente-corpo, meditação e relacionamentos humanos.Trainer em PNL (Programação Neurolinguística) com formação em Hipnoterapia, Constelações Sistêmicas Familiares e Organizacionais, Renascimento e Medicina Psicobiológica. É instrutor faixa-preta 3º Grau de Aikido e praticante de Kendo (2º Dan). Ministra cursos, treinamentos e workshops na área de desenvolvimento pessoal, autoconhecimento e relacionamentos humanos. Mais informações: www.comomeditar.com.br



ENQUETE

As redes sociais te deixam mal? Já pensou em abandoná-las?








VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.