DESTAQUES

Vai fazer trilha? Saiba dicas para caminhar com segurança

Milena Liste 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR
Caminhada e corrida de aventura devem ter treinamento especifico

por Milena Liste

"Vou fazer uma longa caminhada por terrenos irregulares e montanhas. Da última vez que fiz o percurso senti dores. Que dicas você me daria para caminhar com segurança e não sentir dores. Tenho tem que usar algum calçado especial?"

Resposta: As caminhadas e corridas de aventura possuem características próprias. Explico.

Em primeiro lugar, o planejamento.

Quantos dias pretende percorrer por dia?

Qual o infraestrutura da região?

Haverá restaurantes, banheiros e equipe de socorro por perto?

Dependendo da quilometragem total a ser rodada, sua mochila deve conter o mínimo necessário, como: alimentação (frutas secas, nozes, castanhas, carboidrato em gel, sal e água); uma muda de roupa simples, tipo camiseta extra própria para exercício físico; caixinha de primeiros socorros e não deve passar de dois quilos o peso total da mochila.

Fazer trilha requer treinamento físico específico

A caminhada e corrida de aventura devem ter um treinamento físico especifico focado em:

- equilíbrio (evitar entorses de tornozelo);

- força muscular de pernas, abdominais e coluna lombar (para suportar subidas e descidas nos terrenos íngremes e irregulares);

- treinamento aeróbico e cardiovascular;

- além de flexibilidade e alongamento de panturrilhas e coxas.

Utilizar equipamentos específicos

- Tênis ou sapatos para caminhadas em ambientes externos, para suportar irregularidades do terreno, travessia de rios e águas, suportar frio, pedras e pedriscos durante o trajeto.

- Cantil de água se necessário, filtro solar, chapéu ou bone,entre outro equipamento individual.

Tipos de tênis próprios para trilha

Adidas terrex fast X
Adidas kumacross
K-swiss blade Max trail
Nike lunarfly +3 trail
Salomon speed crise 3
Salomon xt wings 3
Salomon xr mission
The North face hayasa
Valores variam de R$300 a R$700.

Se feito tudo isso, somente dores musculares do dia seguinte poderão surgir, mas com menos intensidade e riscos de lesão que poderiam surgir se nada fosse feito preventivamente.

Boa sorte!

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. A professora de educação física e fisioterapeuta Milena Liste responderá e-mails relacionados à saúde da mulher na área da atividade física, fisioterapia/obstetrícia, ginástica postural, ergonomia e RPG. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail não serão publicados.

ENVIAR PERGUNTA



Milena Liste

Educadora física, pós-graduada em Fisiologia do Exercício e fisioterapeuta, pós-graduada em Fisioterapia Desportiva. Desde de 1997, atua como personal trainer há 15 anos na área de ginástica postural e RPG. Desde 2007, na área de uroginecologia trabalha com orientação e conscientização da saúde do homem, da mulher e de atletas quanto a musculatura pélvica e afecções. Supervisiona o curso de Fisioterapia em Obstetrícia e Uroginecolocogia da UNIFESP.



ENQUETE

A morte trágica da bancária Lilian Jamberci, vítima do "Dr. Bum Bum", trará à luz uma reflexão sobre o vício da vaidade?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.