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50% desistem da academia nos primeiros três meses, aponta pesquisa

Redação Vya Estelar 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR
Automotivação: trace metas graduais e de curto prazo

Da Redação

De acordo com pesquisas da IHRSA, organização que reúne academias americanas, aproximadamente 50% daqueles que se propõem a malhar com frequência não chegam a completar três meses de treino.

A explicação pode estar na falta de motivação ou no frágil vínculo com a academia. "Ter um objetivo criteriosamente traçado em parceria com o orientador físico é um dos fatores que propiciam a adesão à atividade física", compartilha Juliana Brescianini, franqueada de uma rede de academias para mulheres, em Brasília.

Outra sugestão é escolher uma atividade prazerosa e reservar um horário do dia para dedicar-se a ela. "Fazer exercícios físicos deve ser um hábito, assim como escovar os dentes. Durante os três primeiros meses a pessoa pode sentir-se obrigada, mas depois desse período é comum que o próprio corpo sinta falta", explica a professora e consultora de fitness Fabianna Queiroz.

A consultora reafirma que traçar um plano de metas é o ideal para estimular a aluna a não desistir dos exercícios. "É preciso fazer uma avaliação personalizada para identificar os principais objetivos. Dessa forma, elabora-se o programa de treinamento e um tempo para que os mesmos sejam atingidos", afirma Fabianna.

O ideal é que o aluno (a) seja monitorado (a) de maneira individual durante as aulas. "Observamos que nossas alunas precisam perceber os resultados. Por essa razão, realizamos uma supervisão muito próxima e fazemos questão de colher feedbacks", afirma Juliana.

Atividade física e metabolismo

Pesquisas comprovam que todo ser humano precisa de uma quantidade mínima de energia para desempenhar as funções vitais, tais como digestão e respiração, e isso só é possível através da atividade física, acompanhada de uma alimentação rica em carboidratos e fibras. "Funciona como uma bateria de carro: quanto mais energia você provoca, mais ativa ela fica. Nosso organismo é igual. Quanto mais exercícios fizermos, mais ativo nosso metabolismo se torna", conclui Fabianna.

Cinco dicas para não desistir da academia

1. Escolha uma modalidade que seja prazerosa.

2. Determine um horário certo para ir à academia, tornando a atividade física um hábito que integra a sua rotina.

3. Trace metas para atingir seu objetivo. Se quiser perder 5 quilos até as férias, por exemplo, determine o quanto deverá perder por mês para chegar ao peso ideal.

4. Dê preferência a atividades dinâmicas.

5. Procure estímulos. Ter uma companhia para ir à academia ajuda a manter o compromisso com a atividade física.




Redação Vya Estelar



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