DESTAQUES

Alimentos, roupas e cosméticos para esportistas

Sonia Corazza 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR

por Sonia Corazza

Falando do aspecto nutricional, que é um dos mais explorados e trabalhados pela indústria, a procura pela atividade física pesada e a modelação corporal com a musculação tem sido incrementada nesta era de culto ao corpo, favorecendo o crescimento do mercado de suplementos nutricionais.

Mas é preciso fazer um esclarecimento importante, os cuidados nutricionais com atletas devem ser não só de melhora da performance esportiva durante os treinos e provas, mas também de reposição das perdas de vários nutrientes que ocorrem durante os exercícios.

Já para as pessoas fisicamente ativas não se pode ter como referência a alimentação de atletas profissionais. A alimentação nos dois casos, atletas e fisicamente ativos, é uma grande aliada, mas com estratégias e objetivos diferentes. Neste campo surgiram bebidas isotônicas, barras de cereais, energéticos, compostos hiperproteicos, produtos termogênicos e mais uma infinidade de opções específicas para cada caso. O mercado amadureceu e se tornou próspero.

Corpos que trabalham pesado

Esse movimento de cuidar do próprio corpo trouxe um avanço fantástico na área têxtil, que conta com a tecnologia de fios inteligentes, capazes de absorver e transportar o suor para fora do corpo. Os tecidos de microfibra protegidos com filmes especiais apresentam uma barreira molecular em torno de suas fibras, que repele líquidos e sujeiras, sem impedir a passagem de ar e dos vapores da transpiração.

Esse tratamento garante excelente desempenho, conforto e durabilidade e máxima resistência à líquidos e manchas. A diminuição do atrito com a água proporciona ao tecido um melhor desempenho em esportes aquáticos e pode ser lavado com água ou a seco.

São tantas as inovações nessa área, que existe até um tratamento à base de poliuretano hidrófilo para fornecer excelente equilíbrio das propriedades de respiração e de rejeição à água, mesmo durante atividades prolongadas em condições adversas. Tal tecnologia proporciona conforto, liberdade de movimento, isolamento térmico, grande transpirabilidade e excelente resistência à abrasão, combinadas com uma boa proteção contra o vento e a chuva.

Cosméticos para atletas amadores

Da nossa arte, muitas formulações foram consagradas, como a do protetor solar resistente à água, suor e atrito, os desodorantes de longa proteção, os cremes pédicos antimicrobianos e alguns poucos outros, mas ainda falta muito. Para as mulheres ativas ainda não há nada de novo, nem específico. Vale lembrar que suor corporal feminino e masculino são diferentes em quantidade e composição, que a pele facial também difere em secreção sebácea, taxa de fluxo sanguíneo, pH e sudorese.

Especial para homens

Basicamente a pele e o cabelo masculino apresentam-se morfologicamente iguais ao feminino, diferenças específicas estão relacionadas aos hormônios andrógenos, sendo o mais importante a testosterona. A enzima 5-alfa-redutase tipo 1 interage com a testosterona transformando-a em DHT (dihidrotestosterona ). Ao se propiciar maior nível de DHT ocorre uma hipersecreção sebácea na pele e couro cabeludo. O excesso de sebo, aliado à alta de secreção sudorípara decorrente da atividade física pode promover entupimento do folículo piloso e acúmulo de matéria orgânica sobre a pele, causando aumento de comedogenicidade - formação de comedões.

Assim está mais do que justificada a necessidade de se formular produtos cosméticos distintos também entre homens e mulheres esportistas, portanto empresários, vamos ao trabalho!




Sonia Corazza

É engenheira química especializada em Cosmetologia. Tem 25 anos de experiência como formuladora de cosméticos. Atuou em empresas líderes no setor. É autora do livro Beleza Inteligente (Madras). Mais informações: www.belezainteligente.com.br



ENQUETE

Você ama em conta-gotas?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.