DESTAQUES

O que acontece a curto e longo prazo quando raiva e ódio ficam reprimidos?

Eduardo Ferreira Santos 01/01/2016 PSICOLOGIA

por Eduardo Ferreira Santos

Resposta: Qualquer sentimento reprimido, seja ele positivo ou negativo, causa uma movimentação intensa nos mecanismos de defesa inconscientes do ego, o que é chamado de psicodinâmica.

Quando o sentimento é forte e gera amargura, a própria palavra lembra o amargo, aquilo que faz o fígado reagir produzindo energeticamente estranhos e desconhecidos impulsos que podem interferir na parte orgânica da pessoa.

Assim, a Medicina Psicossomática, com diversas e muitas interpretações, às vezes contraditórias, procura entender a causa de doenças como câncer, problemas cardíacos, esqueléticos, musculares etc.

Portanto, guardar um sentimento NOCIVO dentro de si, certamente fará com que, a médio ou longo prazo, haja manifestações físicas, desde estas doenças que mencionei e até mesmo uma "simples" estafa emocional.

O melhor caminho, na minha opinião, é procurar a origem de tamanho sentimento, descobrir a "ferida egoica" que ele causou, e tratá-lo para não sofrer mais depois.

SERVIÇO

Mais infrmações sobre psicossomática em: http://www.psicossomatica.org.br - site da Associação Brasileira de Psicossomática

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. O psiquiatra e psicólogo Eduardo Ferreira Santos responderá dúvidas e perguntas sobre os relacionamentos de uma maneira geral, sobre autoestima e conflitos emocionais. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



Eduardo Ferreira Santos

Psiquiatra e psicoterapeuta. Obteve Titulo de Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP e o de Doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina na USP. Escreveu os seguintes livros sobre relacionamento amoroso: Casamento missão (quase) impossível; Ciúme: O medo da perda; Ciúme: O lado amargo do amor Mais informações: www.ferreira-santos.med.br



ENQUETE

Um post na web traz a seguinte afirmação: muitos homens não procuram a mulher das suas vidas, mas sim a substituição de uma mãe. Você concorda?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.