DESTAQUES

Sente-se diante do caos? Saiba como sair disso

Saulo Fong 01/01/2016 AUTOCONHECIMENTO
Diante do caos, a primeira atitude a ser tomada é aceitá-lo

por Saulo Fong

Denominamos caos aquela situação onde, do nosso ponto de vista, parece estar fora de ordem e sem controle. 

Muitas pessoas entram em desespero quando perdem o controle de suas vidas e encontram-se no meio de um caos. São nesses momentos que nossa mente se dá conta que não tem as rédeas de nenhuma situação, pois não conhece todas as variáveis que estão atuando no contexto. Nós podemos ter influência sobre a situação, porém nenhum controle total sobre ela.

Se pudéssemos olhar para qualquer situação caótica a partir de um outro nível, como se fosse possível “puxar o zoom” do contexto onde o caos se apresenta, perceberíamos as variáveis que estão ligadas à situação. Tomaríamos consciência então de que o caos é apenas o resultado ou consequência de diversas outras variáveis. Variáveis essas que estão além do nosso controle.

Ao olhar para uma situação caótica com essa consciência, passamos a respeitar e aceitar o caos, pois percebemos que ele também está a serviço de algo além da nossa individualidade. Ao invés de tentar controlar a situação, podemos procurar nos sintonizar com a Vida através da autopercepção. É uma sintonia que vai além do raciocínio ou da lógica mental. Trata-se de se deixar levar por uma força comum que rege toda a Vida. Ou seja, deixar-se conduzir: suas ações devem ser acompanhadas pelos seus sentimentos, se adaptando às exigências do momento.

Através dessa força, nos sentimos em paz e passamos a agir ou não agir de uma forma que está também em harmonia com o caos e com o todo. Nos tornamos também uma peça a serviço de uma outra força que busca o equilíbrio da Vida.

Portanto, da próxima vez que você se encontrar perdido em alguma situação, experimente parar, trazer a atenção para si e, a partir de então, olhar para o caos reconhecendo uma força superior por detrás dele.




Saulo Fong

Master Coach e Terapeuta Transpessoal do Instituto União em São Paulo. Especialista em integração mente-corpo, meditação e relacionamentos humanos.Trainer em PNL (Programação Neurolinguística) com formação em Hipnoterapia, Constelações Sistêmicas Familiares e Organizacionais, Renascimento e Medicina Psicobiológica. É instrutor faixa-preta 3º Grau de Aikido e praticante de Kendo (2º Dan). Ministra cursos, treinamentos e workshops na área de desenvolvimento pessoal, autoconhecimento e relacionamentos humanos. Mais informações: www.comomeditar.com.br



ENQUETE

As redes sociais te deixam mal? Já pensou em abandoná-las?








VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.