DESTAQUES

Por que comer cinco vezes ao dia é o ideal para emagrecer?

Redação Vya Estelar 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR
Realizar várias refeições ajuda a manter o controle do apetite

Da Redação

Você sabia que comer várias vezes ao dia pode ajudar no processo de emagrecimento?

Muitas pessoas acreditam que ao realizar apenas três refeições por dia – café da manhã, almoço e jantar - emagrecerão com mais facilidade.

Mas ocorre justamente o contrário. Quando ficamos muito tempo sem nos alimentarmos, o metabolismo se torna lento, e nosso organismo entende que ficará um longo período em jejum. Dessa forma, toda fonte de energia é armazenada como reserva de gorduras como um sinal de alerta, o que acarretará o ganho de gordura, afirma a nutróloga e médica ortomolecular Liliane Oppermann.

Alimentar-se de cinco a seis vezes ao dia faz com que o organismo tenha que trabalhar mais para metabolizar os nutrientes, ou seja, ocorre uma aceleração do metabolismo, facilitando a perda de gordura. Apenas o ato de mastigar, engolir, digerir, absorver e transportar nutrientes gera gasto energético.

Realizar várias refeições ajuda também a manter o controle do apetite. Isso ajuda a evitar exageros e a comer compulsivamente. Em pouco tempo, a pessoa adapta-se e se sente mais saciada com porções menores de alimentos.

Ao comer entre cinco e seis vezes por dia, o metabolismo fica acelerado e conseqentemente acontecerá queima calórica diária. Estima-se que dessa forma pode-se aumentar em até 10% o gasto energético total de uma pessoa. Já ao contrário, quando ocorre um jejum prolongado, o organismo tem maior facilidade de acumular gordura como defesa, a fim de utilizá-las como forma de energia quando for necessário. Também não podemos esquecer que em momentos de jejum prolongado o risco de se exceder na quantidade de alimentos na refeição seguinte é muito maior.




Redação Vya Estelar



ENQUETE

Você se sente infeliz no trabalho?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.