DESTAQUES

Como posso superar o ciúme que tenho dos amigos do meu marido?

Anette Lewin 01/01/2016 COMPORTAMENTO
Muitas vezes o ciúme acontece quando um tem mais amigos do que o outro

por Anette Lewin

Resposta: Os amigos de seu marido devem ser pessoas com quem ele compartilha assuntos que, provavelmente, não são muito interessantes para você. Aliás, cada tipo de vínculo entre pessoas possui suas próprias características. É verdade que muitas vezes, em nossa sociedade, quando se fala sobre amor e casamento, passa-se uma imagem romântica de exclusividade que teoricamente deveria reinar nos casamentos felizes... Mas na prática não é assim. Quando alguem se casa, propõe-se a incluir um novo tipo de relacionamento em sua vida; mas não a excluir todos os outros!

Homens e mulheres gostam, em geral, de estar em grupos onde possam falar à vontade de assuntos que serão partilhados com interesse por todos.

Muitas vezes o ciúme acontece quando um tem mais amigos do que o outro. Se esse for o seu caso, repense se você não gostaria, no fundo, de ter mais amigas.

Caso chegue a uma conclusão positiva, entenda que ter suas amigas pode ser um caminho para você não se sentir tão incomodada pelos amigos de seu marido. Se chegar à conclusão que você gosta mais de ficar sozinha, que amizade entre mulheres "não existe", ou que o tempo do "clube da luluzinha" já passou para você, procure atividades agradáveis para preencher seu tempo e não ficar tão dependente de seu marido.

Lembre-se também que crises de ciúme constantes fazem do casamento algo insuportável. E são um convite para encontros cada vez mais frequentes com os "amigos do bar", onde mais se ri do que se chora...

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. A psicóloga Anette Lewin responderá sobre relacionamento amoroso, conflitos na vida a dois e conjugal. Esta resposta possui dois formatos: 1º formato: responder as perguntas enviadas pelos leitores. 2º) formato: de A a Z, explicar através de uma palavra em específico (verbete) o significado do que sentimos ao amar. Esta palavra será extraída de um e-mail enviado pelo leitor a esta coluna. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



Anette Lewin

É psicóloga graduada pela PUC/SP. É psicoterapeuta de adultos e adolescentes em consultório particular desde 1975 até a presente data. É coach em saúde mental.



ENQUETE

Você ama em conta-gotas?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.